Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26721
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HillaryEvellynDeCastroDeAlmeida_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)731,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVianna, Alexandre Jackson Chan-
dc.contributor.authorAlmeida, Hillary Evellyn Castro de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Hillary Evellyn Castro de. Saltando para o futuro: projeto de família dos pais para os filhos atletas. 2018. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é compreender qual o projeto de vida que os pais dos jovens atletas do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais na UnB possuem para eles e como agem para que esse projeto se concretize. Optou-se pela pesquisa de base qualitativa. Para a aquisição dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais. Como instrumento de apoio para a análise dos dados, foi utilizado o IRAMUTEQ (Interface de R Pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), mais especificamente a Classificação Hierárquica Descendente (CDH). Através do CDH, foram analisadas três ramificações denominadas como: Programação, Projeto e Gastos Essenciais do Esporte. Estas ramificações foram categorizadas em cinco classes de palavras que interagem entre si, denominadas como Classe 1 – Horários com 75 ST (26,4%); Classe 2 – Projeto Afetivo, com 43 ST (15,1%); Classe 3 – Projeto Profissional, com 56 ST (19,7%); Classe 4 – Rotina Escolar, com 51 ST (18%); e Classe 5 – Gastos Essenciais do Esporte, com 59 ST (20,8%). Conclui-se que os pais de Jovens Atletas experientes do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais de Brasília, possuem projetos que a longo prazo, podem entender como mais relevante uma vida acadêmica a uma vida de atleta. Apesar de almejarem o sucesso esportivo do filho, os estudos se mostraram sempre à frente do desporto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPais e filhospt_BR
dc.subject.keywordAtletas infantispt_BR
dc.subject.keywordSaltos ornamentaispt_BR
dc.titleSaltando para o futuro : projeto de família dos pais para os filhos atletaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T13:08:43Z-
dc.date.available2021-02-10T13:08:43Z-
dc.date.submitted2018-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26721-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study is to understand the life project that the parents of the young athletes of the Center of Excellence in Jumps at UnB have for them and how they act for this project to materialize. Qualitative research was chosen. For data acquisition, semi-structured interviews were conducted with the parents. As a support tool for data analysis, IRAMUTEQ (Interface of Multi-Dimensional Analyzes of Textes et de Questionnaires) was used, more specifically the Descending Hierarchical Classification (CDH). Through the HRC, three branches were analyzed: Programming, Project and Essential Expenses of Sport. These branches were categorized into five classes of interacting words, called Class 1 - Schedules with 75 ST (26.4%); Class 2 - Affective Project, with 43 ST (15.1%); Class 3 - Professional Project, with 56 ST (19.7%); Class 4 - School Routine, with 51 ST (18%); and Class 5 - Essential Sports Expenses, with 59 ST (20.8%). It is concluded that the parents of experienced Young Athletes of the Center of Excellence in Jumping in Brasilia have projects that in the long term canunderstand how more relevant an academic life to an athlete's life. Despite their longing for their son's sporting success, their studies have always been at the forefront of sport.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.