Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaulFontinele_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)693,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os jogos de improviso como recurso pedagógico : promovendo o desenvolvimento social nos indivíduos adultos
Autor(es): Fontinele, Raul
Orientador(es): Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Assunto: Representação teatral
Exercícios físicos
Interação social
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: FONTINELE, Raul. Os jogos de improviso como recurso pedagógico: promovendo o desenvolvimento social nos indivíduos adultos. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O teatro de improviso constitui uma das categorias relacionadas ao teatro, em que a apresentação é construída a partir do convívio durante a ação e os papeis não são pré-definidos. Referentes aos processos psicossociais, os indivíduos adultos são ativos no determinado modelo de sua interação e tal aspecto afeta diretamente seu meio físico e social. Indubitavelmente, a atividade física traz inúmeros benefícios emocionais e físicos, além do que é composta por diversificados assuntos, conteúdos e temas que podem ser utilizados em sua prática. O improviso tem ligação de valores quando colocado frente à prática de atividade física, e pode ocasionar bem-estar, espontaneidade, criatividade, e porquanto é capaz de proporcionar uma ajuda em relação de comportamentos, dificuldades de atenção, verbalização e interação de grupos. Com base nesses conceitos, foram realizadas duas intervenções no Instituto Federal de Brasília – IFB no campus São Sebastião na turma de técnico subsequente em secretariado, 2º módulo. Os dados coletados são de natureza qualitativa, divididos nas seguintes categorias: adesão da turma, nível de engajamento e grupo focal. Os principais resultados encontrados através da prática mostram que os jogos teatrais podem contribuir no meio pedagógico, e, dessa forma, auxiliar no desenvolvimento do indivíduo adulto.
Abstract: The improvisational theater is one of the categories related to the theater, in which the presentation is constructed from the conviviality during the action and the roles are not predefined. Regarding psychosocial processes, adult individuals are active in the particular model of their interaction and this aspect directly affects their physical and social environment. Undoubtedly, physical activity brings innumerable emotional and physical benefits, in addition to being composed of diverse subjects, contents and themes that can be used in your practice. Improvisation is linked to values when placed in front of the practice of physical activity, and can cause well-being, spontaneity, creativity, and because it is able to provide help in relation to behaviors, difficulties of attention, verbalization and group interaction. Based on these concepts, two interventions were carried out at the Federal Institute of Brasília - IFB on the São Sebastião campus in the group of subsequent technician in secretarial, 2nd module. The data collected were of a qualitative nature, divided into the following categories: adherence from class, level of engagement and focus group. The main results obtained through the practice show that theatrical games can contribute in the pedagogical environment, and, in this way, help in the development of the adult individual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.