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Título: Número de sessões necessárias para familiarização do teste de equilíbrio bipodal estático sobre uma superfície instável
Autor(es): Alves, Nathália Garcia
Winter, Ricardo
Orientador(es): Carmo, Jake Carvalho do
Assunto: Equilíbrio postural
Controle postural
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: ALVES, Nathália Garcia; WINTER, Ricardo. Número de sessões necessárias para familiarização do teste de equilíbrio bipodal estático sobre uma superfície instável. 2019. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A estabilidade postural é a habilidade de controlar o centro de massa à base de sustentação. Considera-se centro de gravidade ou centro de massa o ponto de aplicação da força gravitacional resultante sobre o corpo. A técnica do processo de análise do controle postural utiliza a posturografia, na qual a medida mais utilizada para avaliar o controle postural é o centro de pressão (COP) mensurado pela plataforma de força, na qual a variável analisada neste estudo foi a Área 95. A familiarização é pouco especificada nos estudos dos testes de equilíbrio. Dessa maneira, esse estudo teve o objetivo de avaliar quantas sessões seriam necessárias para que ocorresse a familiarização do teste de equilíbrio bipodal estático. Foi utilizada a plataforma de força em condição instável e analisada a contribuição da visão – grupo de olhos abertos e olhos fechados - em uma amostra de 24 homens, jovens e fisicamente ativos. Foi realizado um protocolo de três dias de sessões de familiarização com dez tentativas em cada dia, tendo cada tentativa a duração de 30 segundos e intervalo de 30 segundos. Foi possível verificar algumas tendências de melhora dos resultados, porém a ferramenta estatística escolhida não apresentou sensibilidade para esse tipo de análise. Houve a confirmação da predominância da visão para o controle postural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
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