Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IgorManoelMedeirosTerra_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)824,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Corredores de rua, consumo e teoria da prática
Autor(es): Terra, Igor Manoel Medeiros
Orientador(es): Costa, Américo Pierangeli
Assunto: Corridas (Atletismo)
Esportes - aspectos econômicos
Atletas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: TERRA, Igor Manoel Medeiros. Corredores de rua, consumo e teoria da prática. 2018. 40f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A prática de corrida de rua hoje em dia é acessível e simples, comparada a outras práticas de exercícios físicos. Ao longo do tempo as corridas de rua passaram a compreender um fenômeno relevante para a sociedade, movimentando números expressivos de pessoas, recursos e aportes financeiros, influenciando a economia, o turismo, a indústria de produtos e serviços ligados à saúde, vestuário e outros. O corredor como consumidor da corrida e de suas vertentes e adjacências, se apresenta como integrante de um grande grupo social. A teoria da prática direcionada para o estudo do consumo relaciona a prática como elemento central das relações sociais constituídas por rotinas e elementos que são criados, alterados ou deletados de acordo com o comportamento dos indivíduos. Esta pesquisa teve por objetivo compreender o comportamento de consumo do corredor de rua utilizando a teoria da prática. De acordo com os pressupostos teóricos, buscou-se o entendimento do consumo com base nas rotinas dos indivíduos. Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com a utilização de um roteiro aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. As entrevistas foram transcritas e digitalizadas para o software de análise qualitativa Dedoose versão 7.6.6. Aplicou-se a análise de conteúdo dos dados com grade fixa de categorias baseadas nos elementos das práticas. Dentre 11 categorias, a que mais evidenciou o consumo de produtos e serviços foi a “objetos, apropriações e suas utilizações”. Observou-se que grande parte dos entrevistados consomem os serviços ligados à musculação como complemento da preparação para as corridas de rua. O produto mais citado foi o tênis de corrida seguido das roupas esportivas. Serviços ligados a preparação física como treinamento funcional e pilates também foram citados. A corrida de rua compõe um importante núcleo de rotinas dentro das agendas de seus praticantes. Os corredores parecem agregar elementos em seu cotidiano em função desta atividade, que aparenta ser o núcleo de rotinas que visam complementá-la. Portanto conclui-se que a corrida de rua representa um núcleo de rotinas que levam a momentos de consumo. A compra do tênis, a prática de atividades complementares como a musculação, o pilates, o treinamento funcional e viagens são rotinas complementares da preparação e participação em provas de corridas de rua. No mesmo sentido, as rotinas de atuação nas corridas compõem também um grande universo virtual de postagens de fotos e esquemas de treinamentos. Estas postagens levam os corredores a posição de atores como protagonistas de histórias carregadas de significados que podem contribuir para o entendimento do consumo que permeia as corridas de rua.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.