Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WandersonDeSousaMoreira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)548,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevalência do uso de esteroides anabólicos androgênicos por jovens escolares
Autor(es): Moreira, Wanderson de Sousa
Orientador(es): Bezerra, Ricardo Flávio de Araújo
Assunto: Anabolizantes
Esteróides anabólicos
Jovens
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: MOREIRA, Wanderson de Sousa. Prevalência do uso de esteroides anabólicos androgênicos por jovens escolares. 2019. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A prevalência de uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) por jovens escolares tem recebido pouca relevância no Brasil, sendo um assunto relevante para discussão nas escolas assim como as drogas ilícitas (maconha, cocaína, ecstasy, etc). OBJETIVO: o objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão de literatura acerca da prevalência do uso de EAA em jovens escolares, a fim de oferecer subsídios para a melhor orientação por parte da comunidade educacional sobre o tema. MATERIAL E MÉTODOS: foi feita uma pesquisa com os descritores “anabolizantes, prevalência, escolares” nas bases de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Dos resultados encontrados foram pré-selecionados os primeiros cem artigos de cada pesquisa e escolhidos com base na relevância subjetiva a partir da leitura dos títulos e resumos, além da exclusão de estudos que tratavam do tema exclusivamente no ambiente de academia e artigos que analisaram os efeitos colaterais de EAA para tratamento/controle de doenças. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A prevalência geral em estudos com escolas nacionais e internacionais variou de 0,2% a 5,4%. Quanto ao sexo, 2% a 12% para o sexo masculino e 0,5% a 2,5% para o sexo feminino. A prevalência também é maior em escolas particulares (9,10%) comparativamente às publicas (4,47%) e o uso aumenta conforme a série cursada. CONCLUSÕES: A prevalência foi maior em meninos que praticam esportes de força. Estudar em escola particular ou pública influencia na prevalência possivelmente pelo nível socioeconômico. Os dados sugerem a necessidade de medidas de prevenção e orientação por parte da comunidade educacional para com os estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.