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Título: Perspectivas em saúde nos TCC da Educação Física da Universidade de Brasília
Autor(es): Mota Junior, Washington Luiz Pereira
Orientador(es): Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Assunto: Educação física
Saúde
Trabalhos de conclusão de curso
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: MOTA JÚNIOR, Washington Luiz Pereira. Perspectivas em saúde nos TCC da Educação Física da Universidade de Brasília. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo se caracteriza como uma revisão bibliográfica e teve como objetivo analisar as perspectivas de saúde presentes nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos cursos de educação física (EdF) da Universidade de Brasília (UnB). A busca foi realizada na base Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da UnB (BDM) a partir de assuntos que apresentassem a palavra saúde. Foi possível identificar que nos 36 TCC analisados estiveram presentes as três perspectivas de saúde, sendo elas: promoção de saúde; educação em saúde; e prevenção de doenças. A primeira sendo uma perspectiva mais ampliada, entendida como “um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde no âmbito individual e coletivo”, ou “um processo que permite com que as pessoas aumentem o controle sobre sua saúde e sejam capazes de melhorá-la”. A perspectiva de educação em saúde pode ser entendida como “transmissão de informações em saúde”, mas podem também contemplar as complexidades do processo educativo, não se limitando à transmissão de conhecimentos, e apoiando a construção de conhecimentos aliados a obtenção de autonomia e melhores condições de vida aos sujeitos e comunidades. Já a perspectiva preventivista, fundamentada majoritariamente na epidemiologia, enfoca o controle de doenças e a redução de risco, tendo seus programas reduzidos a informações cientificas e recomendações normativas de mudanças de hábitos individuais. De todos os TCC publicados pela Faculdade de Educação Física (FEF) UnB (n=512), apenas 7% (n=36) estiveram dentro do tema saúde e, desses, a maioria pode ser classificada na perspectiva preventivista, mostrando-nos que as pesquisas e práticas no campo da educação física relacionadas à saúde ainda repercutem o referencial pautadas na prevenção de doenças, mostrando-nos certa desatualização da área.
Abstract: The present study is characterized as a bibliographical review and had as objective to analyze the health perspectives present in the work of conclusion of course (TCC) of the courses of physical education (EdF) of the University of Brasília (UnB). The search was carried out in the database Digital Library of the Intellectual Production Discente of the UnB (BDM) from subjects that presented the word health. It was possible to identify that in the 36 CBT analyzed the three health perspectives were present, being: health promotion; Health education; and disease prevention. The first is a broader perspective, understood as "a set of strategies and ways of producing health in the individual and collective scope", or "a process that allows people to increase control over their health and to be able to improve it ". The perspective of health education can be understood as "transmission of information in health", but can also contemplate the complexities of the educational process, not limited to the transmission of knowledge, and supporting the construction of knowledge allied to obtaining autonomy and better conditions of life to the subjects and communities. The preventivist perspective, based mainly on epidemiology, focuses on disease control and risk reduction, and its programs are reduced to scientific information and normative recommendations for changes in individual habits. Of all the CBTs of the Faculty of Physical Education (FEF) UnB, only 7% (36) were within the health theme, and of these, the majority can be classified in the preventivist perspective, showing us that the practices in the field of EdF related to still impact actions aimed at disease prevention, showing us a certain outdatedness of the area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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