Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VictorHenriqueLopes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)262,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recursos auxiliares para mediação de aprendizagem e inclusão nas aulas de educação física
Autor(es): Lopes, Victor Henrique
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Inclusão escolar
Autismo em crianças
Educação física escolar
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: LOPES, Victor Henrique. Recursos auxiliares para mediação de aprendizagem e inclusão nas aulas de educação física. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho foi realizado durante o estágio supervisionado feito em uma escola localizada Taguatinga, onde foram observadas aulas de educação física escolar para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Durante uma aula para o 3º foi observada uma situação educativa onde um educando diagnosticado com transtorno do espectro autismo (TEA) cujo possui um desenvolvimento atípico que gera dificuldades para participar da aula, não estava incluso na atividade proposta a turma, e quando este teve a intenção de participar o educador não obteve êxito em inclui-lo. A flexibilização educacional busca analisar o papel do professor em realizar o processo de mediação para a aprendizagem por meio de adequações e estratégias que podem ser utilizadas nas aulas de Educação Física escolar, tendo em vista a construção de experiências que contribuam na individualização da aprendizagem que resultem no desenvolvimento deste educando. Podemos dizer que ao utilizar dos recursos auxiliares o educador é capaz de criar situações propicias ao aprender, se colocando como mediador e iniciando um ciclo de mediação da aprendizagem que não seja interrompido, resultando no ganho de conhecimento deste educando.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.