Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26705
Título: | Recursos auxiliares para mediação de aprendizagem e inclusão nas aulas de educação física |
Autor(es): | Lopes, Victor Henrique |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Inclusão escolar Autismo em crianças Educação física escolar Transtorno do espectro autista |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 9-Fev-2021 |
Referência: | LOPES, Victor Henrique. Recursos auxiliares para mediação de aprendizagem e inclusão nas aulas de educação física. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho foi realizado durante o estágio supervisionado feito em uma
escola localizada Taguatinga, onde foram observadas aulas de educação física
escolar para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Durante uma aula para
o 3º foi observada uma situação educativa onde um educando diagnosticado com
transtorno do espectro autismo (TEA) cujo possui um desenvolvimento atípico que
gera dificuldades para participar da aula, não estava incluso na atividade proposta a
turma, e quando este teve a intenção de participar o educador não obteve êxito em
inclui-lo. A flexibilização educacional busca analisar o papel do professor em realizar
o processo de mediação para a aprendizagem por meio de adequações e
estratégias que podem ser utilizadas nas aulas de Educação Física escolar, tendo
em vista a construção de experiências que contribuam na individualização da
aprendizagem que resultem no desenvolvimento deste educando. Podemos dizer
que ao utilizar dos recursos auxiliares o educador é capaz de criar situações
propicias ao aprender, se colocando como mediador e iniciando um ciclo de
mediação da aprendizagem que não seja interrompido, resultando no ganho de
conhecimento deste educando. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.