Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NathaliaAraujoMarques_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)682,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre a dependência das respostas reflexas do músculo sóleo
Autor(es): Marques, Nathália Araújo
Orientador(es): Mezzarene, Rinaldo André
Assunto: Medula espinhal
Reflexos
Sinais eletromiográficos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: MARQUES, Nathália Araújo. Os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre a dependência das respostas reflexas do músculo sóleo. 2019. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Estudos que evocam o reflexo H são frequentes na literatura, aliados na busca de uma melhor compreensão da neurofisiologia da medula espinhal, especialmente por ser uma técnica não invasiva e passível de ser aplicada em uma grande variedade de músculos. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), uma técnica utilizada em investigações neurológicas, não possui seus efeitos sobre a variabilidade das vias reflexas elucidados. O presente estudo investigou os efeitos da ETCC sobre a dependência do reflexo H, utilizando a função de Autocovariância (ACV). A amostra foi composta por 10 voluntários, nos quais foi aplicada a técnica de estimulação elétrica para evocar o reflexo H. Foram aplicados 500 estímulos em ambas as pernas, com uma frequência de 1Hertz (Hz), em três situações - antes, durante e após a aplicação da ETCC – para duas condições - real (com aplicação de corrente de 2 mA) e sham (com corrente igual a zero). Os sinais eletromiográficos (EMG) das respostas foram captados e posteriormente, através das sequências das amplitudes pico a pico das respostas, foi possível estimar as ACVs de cada perna. Os resultados indicaram que a ETCC não foi capaz de induzir efeito sobre a dependência das respostas reflexas, pois não foram encontradas diferenças significativas entre as ACVs de cada situação e condição para ambas as pernas, com exceção da perna direita na condição sham, resultado inesperado, visto que não há aplicação de corrente nessa condição. Esse efeito pode ter sido ocasionado devido a fatores psicológicos, contudo, são necessários mais estudos, para uma investigação mais aprofundada das razões desse fator não ter se expressado para a perna esquerda, além da necessidade de se confirmar ou refutar os efeitos psicológicos sobre a variabilidade reflexa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.