Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MateusMotaGabrielMarciel_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)473,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos teatrais de improviso, sua inserção na educação física e o seu efeito provocado nos adolescentes
Autor(es): Marciel, Mateus Mota Gabriel
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Jogos teatrais
Adolescentes
Educação física
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: MARCIEL, Mateus Mota Gabriel. Jogos teatrais de improviso, sua inserção na educação física e o seu efeito provocado nos adolescentes. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O teatro de improviso é um tipo de teatro dentre vários outros, no qual é formado durante a execução em cima do palco, diante da plateia, onde os textos não são definidos, e nem os papéis estabelecidos previamente, todavia se formam com o decorrer da cena. Na fase da adolescência, o jovem apresenta dificuldades para se expressar e mostrar seus sentimentos, e consequência dessa insegurança é a depressão. Improvisar é uma forma de interação lúdica, que temos a oportunidade de introduzir na escola, com objetivos de auxiliar comunicação e a tornar o indivíduo livre. A Educação Física tem vários assuntos, temas e conteúdos diversificados que podem ser aproveitados para que o aluno saia da rotina de apenas esportes de rendimento, por isso não deve-se conter as emoções ou relações que acontecem durante as aulas por parte dos alunos. O teatro de improviso, assim como a Educação Física, exige como componentes para a realização da prática a liberdade, o prazer, o jogo, a improvisação, a criatividade, o raciocínio rápido, dentre outros fatores essenciais do dia a dia. A amostra é caracterizada pela turma do 8º ano B do matutino, composta por 37 indivíduos, dentre os quais 20 alunos e 17 alunas com idade entre 13 e 15 anos da escola Centro de Ensino Fundamental Polivalente. Os dados coletados são de natureza qualitativa, sendo consideradas as seguintes categorias de conteúdos: adesão da turma, nível de engajamento, frases-chave colhidas no grupo focal realizado imediatamente após a intervenção. A inserção dos jogos de improviso mostraram que essas atividades favorecem os adolescentes nas relações sócio afetivas, expressão corporal e internalização de sentimentos.
Abstract: The improvisational theater is a type of theater, among several others, which is formed during the execution on the stage, in front of the audience, where the texts are not defined, or even the roles established previously, but formed with the course of the scene. In adolescence, the young person presents difficulties to express himself and show his feelings, and the consequence of this insecurity is the depression. Improvise is a form of playful interaction that assists in communicating and making the individual free, which we have the opportunity to introduce into school. Physical Education has several subjects, themes and contents of the most diversified that can be used so the student gets out of the routine of only sports of income, so it should not contain the emotions or relationships that happen during the classes by the students. The improvised theater, as well as Physical Education, requires as components for the practice of freedom, pleasure, play, improvisation, creativity, quick thinking, among other essential factors of everyday life. The sample is characterized by the group of 8th grade B of the morning composed by 37 individuals, among which 20 boy students and 17 girl students aged 13 to 15 years of the Center for Elementary School Polyvalent. The data collected are of a qualitative nature, considering the following categories of contents: class adherence, engagement level, key phrases collected in the focal group, performed immediately after the intervention. The insertion of the improvisational games showed that these activities favor adolescents in socio-affective relations, corporal expression and internalisation of feelings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.