Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PabloHenriqueDeSouzaSantos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)480,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso das tecnologias nas aulas de educação física : uma revisão de literatura
Autor(es): Santos, Pablo Henrique de Souza
Orientador(es): Feres Neto, Alfredo
Assunto: Tecnologia na educação
Motivação na educação
Educação física escolar
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: SANTOS, Pablo Henrique de Souza. O uso das tecnologias nas aulas de educação física: uma revisão de literatura. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente revisão de literatura tem como objetivo geral, contextualizar um estudo qualitativo sobre a importância das novas tecnologias (TDICs) utilizada como recurso didático e pedagógico nas aulas de Educação Física. O referencial teórico tem por base os estudos realizados por Pires, Lazzarotti Filho e Lisboa (2012) a partir de exemplos concretos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa consistiram em pesquisa de análise bibliográfica, a partir das leituras e fichamentos dos textos. Como objetivo secundário o presente estudo pretende discutir como as novas tecnologias e os recursos tecnológicos podem ser inseridos nas aulas de Educação Física como a competição, o jogar, o competir e o padrão de corpo, além da sobrevalorização de atividades que exploram o físico que já não são práticas eficazes, pois ocasionam conflitos, e consequentemente riscos. Para elucidar como a tecnologia e a educação podem caminhar juntas, a pesquisa pretende apresentar atividades realizadas em sala de aula baseado em estudos de autores da área, integrando assim a tecnologia e a disciplina de Educação Física. Portanto, o estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula principalmente nas aulas de Educação Física escolar.
Abstract: The present literature review aims to contextualize a qualitative study about the importance of new technologies (TDIC) used as a didactic and pedagogical resource in Physical Education classes. The theoretical framework is based on studies by Pires, Lazzarotti Filho and Lisboa (2012) based on concrete examples. The methodological procedures of the research and bibliographical analysis, based on the readings and texts of the texts. As a secondary objective the present study intends to discuss how the new technologies and the technological resources can be inserted in the classes of Physical Education like the competition, the play, the competing and the standard of body, besides the overvaluation of activities that explore the physical that already are not effective practices because they cause conflicts and consequently risks. To elucidate how technology and education can go hand in hand, the research presents activities carried out in a classroom based on studies by authors of the area, thus integrating the technology and discipline of Physical Education. Therefore, the study is relevant as it brings a reflection on the importance of technological inclusion in the classroom, especially in the School Physical Education classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.