Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26698
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RandolfoMagalhaesDiasJunior_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)715,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Confiabilidade da força isométrica máxima de flexores de cotovelo em uma célula de carga
Autor(es): Dias Junior, Randolfo Magalhães
Orientador(es): Carmo, Jake Carvalho do
Coorientador(es): Araújo, Flávia Vanessa de
Assunto: Força muscular
Musculação
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: DIAS JUNIOR, Randolfo Magalhães. Confiabilidade da força isométrica máxima de flexores de cotovelo em uma célula de carga. 2019. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A força muscular é uma variável que pode ser alterada por vários fatores como idade, nutrição, treinamento, recursos ergogênicos e motivação. Assim, o objetivo deste estudo é mensurar a força isométrica máxima de flexores de cotovelo e analisar a confiabilidade teste-reteste da mesma em uma célula de carga. A amostra consistiu em 21 participantes do sexo masculino, jovens, saudáveis e ativos fisicamente. Foi realizado um protocolo de duas contrações isométricas máximas de flexão de cotovelo com o cotovelo a 90 graus, havendo 90 segundos de intervalo entre cada contração. Esse teste foi realizado em dois dias distintos com sete dias de intervalo. Os resultados sugerem que houve uma excelente confiabilidade relativa (ICC=0,94) e uma excelente confiabilidade absoluta (EPM=0,88kgf e MMD 2,44kgf). Com esses resultados, é possível afirmar que quando são adotados procedimentos de padronização e boa instrução pré-teste, a força muscular isométrica de flexores de cotovelo medida em uma célula de carga possui excelente confiabilidade
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.