Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusMartinsDeSouza_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)387,52 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Leonardo Lamas Leandro-
dc.contributor.authorSouza, Matheus Martins de-
dc.identifier.citationSOUZA, Matheus Martins de. Jogos teatrais e consciência corporal na vida adulta tardia: uma motivação para que o idoso brinque e crie. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO teatro de improviso permite momentos de espontaneidade, criação e liberdade em um nível que gera participação ativa e lúdica por parte das pessoas em jogos e brincadeiras, fazendo uso da expressão corporal everbal. Na velhice os jogos e brincadeiras já não são atividades do cotidiano, porém é uma faixa etária que tem um leque cheio de experiências, diante de algumas limitações as pessoas que se encontram com seus sessenta ou mais anos não se sentem despreparadas para vivenciar o novo ou relembrar as brincadeiras do passado, a velhice conta com duas vertentes bem diferentes, onde uma parte se sente feliz pela vida que teve e o que conseguiu conquistar, e a outra com uma decepção sobre o que viveu e agora só está à espera dos seus dias finais. Os jogos teatrais e a Educação Física não disputam um local de atuação, eles se complementam de uma forma que seja enriquecedor para todos, unindo os ganhos físicos, mentais, sociais e afetivos para que essa experiência seja algo inovador. O envelhecimento natural de cada ser humano faz com que as perdas fisiológicas sejam um grande desafio na vida, o improviso, jogos que estimulem a memória, atividades que desenvolvam o movimento e o espiritual são o foco para que as pessoas que estão nessa fase se tornem mais saudáveis e confortáveis em sua vida. Como método, foram realizadas duas intervenções práticas no SESC da 913 Sul, em um grupo de teatro para idosas. Os dados coletados são de natureza qualitativa, sendo consideradas as seguintes categorias de conteúdo: adesão da turma, nível de engajamento e frases-chave colhidas no grupo focal. As atividades foram essenciais para que pudesse ser analisado como os jogos teatrais unido a Educação Física tem um papel importante para as relações sociais e no aspecto psicológico de pessoas idosas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.subject.keywordVelhicept_BR
dc.subject.keywordEducação física para idosospt_BR
dc.titleJogos teatrais e consciência corporal na vida adulta tardia : uma motivação para que o idoso brinque e criept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-09T13:04:45Z-
dc.date.available2021-02-09T13:04:45Z-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26696-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The improvised theater allows moments of spontaneity, creation and freedom at a level that generates active and playful participation by people in games and games, making use of everbal body language. In old age games and games are no longer daily activities, but it is an age group that has a full range of experiences, faced with some limitations people who are in their sixties or more do not feel unprepared to experience the new or remembering the games of the past, old age counts on two very different slopes, where one part is happy for the life he had and what he managed to conquer, and the other with a disappointment about what he lived and now he is only waiting for his days final results. Theatrical games and Physical Education do not compete for a place of performance, they complement each other in a way that is enriching for all, uniting the physical, mental, social and affective gains so that this experience is something innovative. The natural aging of each human being causes physiological losses to be a great challenge in life, improvisation, games that stimulate memory, activities that develop movement and spiritual are the focus so that the people who are at that stage become healthier and more comfortable in your life. As a method, two practical interventions were carried out at the SESC of 913 Sul, in a theater group for the elderly. The data collected are of a qualitative nature, considering the following categories of content: class membership, engagement level and key phrases collected in the focus group. The activities were essential so that it could be analyzed how theatrical games joined Physical Education plays an important role for social relations and the psychological aspect of the elderly.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.