Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThaisFrancaSilva_tcc.pdf506,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito residual do biochar de lodo de esgoto nas frações lábeis da matéria orgânica do solo cultivado com milho
Autor(es): Silva, Thais França
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Resíduos
Resíduos como fertilizante
Pirólise
Agricultura
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: SILVA, Thais França. Efeito residual do biochar de lodo de esgoto nas frações lábeis da matéria orgânica do solo cultivado com milho. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O biochar de lodo de esgoto (LE) produzido a partir do tratamento térmico denominado pirólise é uma alternativa para o uso desse resíduo na agricultura de forma sustentável. Apesar dos avanços em pesquisas sobre a influência positiva do biochar de LE na qualidade química, física e biológica do solo, torna-se necessário entender o efeito residual do biochar de LE sobre as frações lábeis da matéria orgânica como também sobre a biomassa microbiana. Portanto o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito residual da aplicação de biochar de LE em um Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico cultivado com milho sobre as frações lábeis da matéria orgânica. Para isso, foi instalado um experimento em delineamento sob o modelo de blocos ao acaso, com quatro repetições e com os seguintes tratamentos: 1) Controle – sem aplicação de biochar ou fertilizante mineral; 2) NPK - fertilizante mineral; 3) BC300 – aplicação de biochar produzido a 300 °C; 4) BC500 – aplicação de biochar produzido a 500 °C; 5) BC300+NPK – biochar produzido a 300 °C + NPK; 6) BC500+NPK - biochar produzido a 500 °C + NPK. Foram aplicados 15 Mg ha-1 de biochar nos dois primeiros anos. No terceiro ano de avaliação não foi aplicado biochar, sendo avaliado apenas o seu efeito residual. Foram determinados o carbono orgânico total (COT), carbono lábil (CL) e o carbono da biomassa microbiana (CBM) do solo amostrado na pós-colheita. O efeito do biochar associado com o NPK elevou os teores de COT e CL. A utilização exclusiva de BC300 aumentou os teores de COT em relação ao controle e do CBM comparado à adubação mineral. Mesmo sob efeito residual, o BC300 se destacou proporcionando maiores teores de COT e de carbono nas frações lábeis em relação ao controle, demonstrando assim o seu potencial para acumular carbono no solo ao longo do tempo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.