Título: | Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
Autor(es): | Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de |
Orientador(es): | Borges, Priscila Monteiro |
Assunto: | Humorismo na propaganda Celebridades Campanhas publicitárias Riso |
Data de apresentação: | 25-Nov-2019 |
Data de publicação: | 8-Fev-2021 |
Referência: | ALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho busca compreender quais os papéis das celebridades na construção cômica e
geração de riso nas peças publicitárias da marca nacional Havaianas. Para tanto, apresenta um
breve histórico sobre humor, cômico e riso, tanto na história quanto na publicidade, além de
basear seus estudos nos trabalhos do filósofo francês Henri Bergson e o antropólogo Russo
Vladmir Propp. Por fim, traz uma análise qualitativa das características cômicas utilizadas nas
peças publicitárias da marca assim como os papéis cômicos desempenhados pelas celebridades
na construção das narrativas humorísticas. Percebendo-se padrões humorísticos com a
utilização ou não de celebridades nas peças; assim como a forte presença do cômico por
situações, comicidade de caráter e a paródia. |
Abstract: | This study seeks to understand the roles of celebrities in the comic construction and creation of
laughter in Havaianas’ advertising pieces. For that, it presents a brief history of humor, comics
and laughter, both in history and in advertising, and bases these studies on the works of French
philosopher Henri Bergson and Russian anthropologist Vladmir Propp. Finally, it brings a
qualitative analysis of the comic characteristics used in Havaianas’ advertising as well as the
comic roles played by celebrities in the construction of humorous narratives. Noticing
humorous patterns with the use or not of celebrities in the plays, as well as the strong presence
of the comic by situations, character comic and parody. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.