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Título: Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
Autor(es): Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de
Orientador(es): Borges, Priscila Monteiro
Assunto: Humorismo na propaganda
Celebridades
Campanhas publicitárias
Riso
Data de apresentação: 25-Nov-2019
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: ALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho busca compreender quais os papéis das celebridades na construção cômica e geração de riso nas peças publicitárias da marca nacional Havaianas. Para tanto, apresenta um breve histórico sobre humor, cômico e riso, tanto na história quanto na publicidade, além de basear seus estudos nos trabalhos do filósofo francês Henri Bergson e o antropólogo Russo Vladmir Propp. Por fim, traz uma análise qualitativa das características cômicas utilizadas nas peças publicitárias da marca assim como os papéis cômicos desempenhados pelas celebridades na construção das narrativas humorísticas. Percebendo-se padrões humorísticos com a utilização ou não de celebridades nas peças; assim como a forte presença do cômico por situações, comicidade de caráter e a paródia.
Abstract: This study seeks to understand the roles of celebrities in the comic construction and creation of laughter in Havaianas’ advertising pieces. For that, it presents a brief history of humor, comics and laughter, both in history and in advertising, and bases these studies on the works of French philosopher Henri Bergson and Russian anthropologist Vladmir Propp. Finally, it brings a qualitative analysis of the comic characteristics used in Havaianas’ advertising as well as the comic roles played by celebrities in the construction of humorous narratives. Noticing humorous patterns with the use or not of celebrities in the plays, as well as the strong presence of the comic by situations, character comic and parody.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.
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