Título: | Ser mulher, ser funkeira, ser gorda : uma análise da autoexposição dos corpos das MCs Carol e Jojo Maronttinni no Instagram |
Autor(es): | Garcia, Júlia Vilela |
Orientador(es): | Machado, Fabíola Orlando Calazans |
Assunto: | Instagram (Rede social on-line) Redes sociais on-line Imagem corporal em mulheres Funk (Música) Beleza feminina (Estética) Fotografia de mulheres Mulheres na comunicação de massa |
Data de apresentação: | 25-Jul-2018 |
Data de publicação: | 8-Fev-2021 |
Referência: | GARCIA, Júlia Vilela. Ser mulher, ser funkeira, ser gorda: uma análise da autoexposição dos corpos das MCs Carol e Jojo Maronttinni no Instagram. 2018. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Neste trabalho, a partir da análise das fotos publicadas pelas cantoras MC Carol e Jojo
Maronttinni em seus respectivos perfis no Instagram, estudou-se de que forma as MCs gordas
expõem os seus corpos na internet. À luz da metodologia da análise de conteúdo proposta por
Martin W. Bauer, buscou-se coletar, catalogar e analisar, com base em frequências e ausências,
as fotografias e suas legendas publicadas no mês de fevereiro de 2018. Recorreu-se também ao
método genealógico, segundo a abordagem de Maria Cristina Franco Ferraz, a fim de
compreender quais são os padrões de beleza ocidentais, uma vez que esse método leva em
consideração o tempo histórico ao vislumbrar os diversos sentidos e valores produzidos
socialmente. Discussões propostas por autoras como Mirian Goldenberg e Paula Sibilia também
foram fundamentais para enriquecer as análises, bem como para compreender a exposição de
corpos na mídia e o valor capital que esses corpos expostos possuem. Verificou-se que, embora
exista um imperativo sobre o corpo magro como o modelo de corpo ideal no Ocidente, o corpo
gordo das MCs que compuseram o corpus da pesquisa tem rompido com essa ordem. Mais do
que isso, as mulheres aqui analisadas não somente se consideram prestigiosas como também são
percebidas por mulheres com biótipos semelhantes como pessoas bonitas e dignas de admiração. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018. |
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