Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JuliaVilelaGarcia_tcc.pdf4,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ser mulher, ser funkeira, ser gorda : uma análise da autoexposição dos corpos das MCs Carol e Jojo Maronttinni no Instagram
Autor(es): Garcia, Júlia Vilela
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Imagem corporal em mulheres
Funk (Música)
Beleza feminina (Estética)
Fotografia de mulheres
Mulheres na comunicação de massa
Data de apresentação: 25-Jul-2018
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: GARCIA, Júlia Vilela. Ser mulher, ser funkeira, ser gorda: uma análise da autoexposição dos corpos das MCs Carol e Jojo Maronttinni no Instagram. 2018. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho, a partir da análise das fotos publicadas pelas cantoras MC Carol e Jojo Maronttinni em seus respectivos perfis no Instagram, estudou-se de que forma as MCs gordas expõem os seus corpos na internet. À luz da metodologia da análise de conteúdo proposta por Martin W. Bauer, buscou-se coletar, catalogar e analisar, com base em frequências e ausências, as fotografias e suas legendas publicadas no mês de fevereiro de 2018. Recorreu-se também ao método genealógico, segundo a abordagem de Maria Cristina Franco Ferraz, a fim de compreender quais são os padrões de beleza ocidentais, uma vez que esse método leva em consideração o tempo histórico ao vislumbrar os diversos sentidos e valores produzidos socialmente. Discussões propostas por autoras como Mirian Goldenberg e Paula Sibilia também foram fundamentais para enriquecer as análises, bem como para compreender a exposição de corpos na mídia e o valor capital que esses corpos expostos possuem. Verificou-se que, embora exista um imperativo sobre o corpo magro como o modelo de corpo ideal no Ocidente, o corpo gordo das MCs que compuseram o corpus da pesquisa tem rompido com essa ordem. Mais do que isso, as mulheres aqui analisadas não somente se consideram prestigiosas como também são percebidas por mulheres com biótipos semelhantes como pessoas bonitas e dignas de admiração.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.