Título: | Guia de coleta de insumos criativos para branding |
Autor(es): | Alencar, Bernnardo José Andrade e Pereira, Nelson |
Orientador(es): | Rizzo, Wagner Antonio |
Assunto: | Micro e pequenas empresas Branding (Marketing) Design Thinking Marca - divulgação (Design) Identidade visual |
Data de apresentação: | 4-Dez-2019 |
Data de publicação: | 8-Fev-2021 |
Referência: | ALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito potencializar o fortalecimento dos pequenos e
microempreendedores brasileiros, auxiliando no fortalecimento de suas relações com seus
públicos, ao propor um guia para coleta de insumos para o desenvolvimento de suas marcas.
O objetivo é propiciar, ao pequeno negócio local, a base de marca necessária para se
conectar mais profundamente com seu público e fidelizá-lo, vez que o pequeno e
microempreendedor comumente não são amparados pela consultoria de grandes estruturas
de comunicação. Para cumprir esse propósito de forma exponencial, deixando um legado
para futuros negócios em nascimento, não bastaria uma intervenção pontual. Por isso,
optamos pelo desenvolvimento de um guia de trabalho público, gratuito e colaborativo que
se propõe a auxiliar profissionais de comunicação iniciantes no mercado de branding para
fortalecimento das marcas de suas próprias localidades. O produto final é um Guia de
Facilitação Criativa que propõe, através da perspectiva do Design Thinking e de seis
ferramentas de cocriação com o cliente, uma jornada cronológica para a coleta de insumos
criativos em processos de concepção de marcas. |
Abstract: | This paper aims to enhance the strengthening of small and micro entrepreneurs in Brazil,
helping to strengthen their relations with their public by proposing a guide for the collection
of inputs for the development of their brands. The goal is to provide small local businesses
with the branding base they need to connect more deeply with and build loyalty to their
audiences, as it does not rely on consulting large communications agencies. To fulfill this
purpose exponentially, leaving a legacy for future business at birth, a one-time intervention
would not be sufficient. For this reason, we have chosen to develop a free, collaborative and
public work guide that aims to assist newcomers in the branding market in strengthening their
own local brands. The final product is a Creative Facilitation Guide that proposes, through
Design Thinking and six co-creation tools, a chronological journey to collect creative inputs
in brand design processes. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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