Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RamonCostamilan_.pdf225,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Customização em massa na construção civil : um estudo de caso na Região Centro-Oeste sobre incentivos e barreiras
Autor(es): Costamilan, Ramon
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Produção em massa
Construção civil
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 28-Jan-2012
Referência: COSTAMILAN, Ramon. Customização em massa na construção civil: um estudo de caso na Região Centro-Oeste sobre incentivos e barreiras. 2011. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia objetiva fazer uma análise da aplicação da estratégia de customização em massa no setor da construção civil na região centro-oeste. Essa estratégia que prolifera desde os anos 90 vem mudando a cara de varias indústrias de diferentes setores, chega também no setor da construção civil, mas, ao contrário de muitos outros, a customização em massa na construção civil não possui uma extensa literatura, de fato quase nada foi escrito sobre o assunto e esse estudo vem para dar um passo saindo da ignorância em direção a um conhecimento concreto. A pesquisa foi realizada com três profissionais do setor em questão e que trabalham ou trabalharam com a customização em massa em projetos da construção civil de duas empresas, a Alfa Engenharia e a Construtora Omega, estes sendo nomes fantasia já que as duas não cederam direito de divulgação da sua marca. A pesquisa investigou o funcionamento dessa estratégia no setor da construção e também identificou as barreiras e os facilitadores à customização em massa na construção civil na região centro-oeste, esses são fatores que impedem ou atrapalham a sua aplicação e fatores que ajudam ou justificam essa aplicação. Durante essa busca foram identificadas muitas particularidades do setor e da aplicação da estratégia a este, inclusive muitas barreiras e alguns facilitadores, o que mostrou, infelizmente, que a construção civil tem muitas modificações e melhorias antes que possa usar a customização em massa com êxito. No entanto o cenário para o setor da construção é muito acirrado e logo a customização em massa achará uma forma de ser eficiente, já que a diferenciação que ela proporciona poderá ser uma grande ajuda no acirrado mercado que é a construção civil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons