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Título: Educação Musical Especial : uma revisão de literatura em publicações da ABEM (2014-2018)
Autor(es): Paulino, Daniel Ferraz
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Educação especial
Educação musical
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Música na educação
Data de apresentação: 19-Set-2019
Data de publicação: 5-Fev-2021
Referência: PAULINO, Daniel Ferraz. Educação Musical Especial: uma revisão de literatura em publicações da ABEM (2014-2018). 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo objetivou mapear e descrever como a Educação Musical Especial vêm sendo apresentada e discutida nas publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2014 a 2018, especialmente na Revista da ABEM e Anais dos Congressos Nacionais 2015 e 2017. Identificar as temáticas e as deficiências relatadas nos trabalhos investigados são os objetivos específicos. Para tanto, foi utilizado como método para geração de dados a pesquisa bibliográfica do tipo Estudo do Conhecimento baseado na pesquisa de Fantini, Joly e Rose (2016) do tipo Estado da Arte que contemplou 30 anos de publicações brasileiras até 2014. Neste estudo, observa-se que os congressos da ABEM são o principal meio científico utilizado no Brasil para disseminação do conhecimento prático e teórico na área de Educação Musical Especial. A partir deste estudo, pode-se dizer que a aula de música contribui para/na formação dos alunos especiais: os trabalhos apontam para a importância da música na interação dos alunos e no domínio da linguagem. A área ainda é nova e os alunos deficientes apresentam muitas particularidades que precisam ser investigadas. Contudo, os estudos comprovam que a música tem um papel relevante na inclusão desses alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
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