Título: | Interações musicais e humanas : uma reflexão sobre contribuições da musicoterapia à educação musical |
Autor(es): | Ferrari, Camila Rocha |
Orientador(es): | Narita, Flávia Motoyama |
Assunto: | Educação musical Musicoterapia Música na educação Terapêutica |
Data de apresentação: | 2-Dez-2019 |
Data de publicação: | 5-Fev-2021 |
Referência: | FERRARI, Camila Rocha. Interações musicais e humanas: uma reflexão sobre contribuições da musicoterapia à educação musical. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho discorrerá sobre possíveis conexões entre educação musical e musicoterapia,
para refletir sobre suas contribuições no âmbito de ensino/aprendizagem musical.
Analisaremos as interações musicais e interpessoais dos ambientes terapêutico e educacional,
pensando nos processos receptivos e expressivos musicais, evidenciados por Gainza (1977;
1988), e nas relações que emergem deles, partindo de Bruscia (2000; 2014). Para tanto,
realizamos entrevistas e observações com duas musicoterapeutas/educadoras musicais e a
partir disso, coletamos dados que serão relacionados com as perspectivas teóricas
selecionadas. Além disso, será dado um foco especial à improvisação musical, que teve
presença marcante na prática das duas musicoterapeutas/educadoras musicais. Desta forma,
refletiremos sobre os potenciais pedagógicos dessa experiência musical criativa e terapêutica.
O intuito do diálogo que propomos é de sensibilizar o olhar do professor de música frente às
dinâmicas musicais e interpessoais presentes em seu cotidiano, para ampliar sua percepção
acerca das demandas específicas de seus alunos. |
Abstract: | This work will discuss possible connections between music education and music therapy,
reflecting on the contributions of the latter to music teaching and learning. We analyzed
musical and interpersonal interactions in therapeutic and educational environments, thinking
about the receptive and expressive music processes, evidenced by Gainza (1977; 1988), and
considering the relations that emerged from them, shown by Bruscia (2000; 2014). We also
conducted interviews and observations with two music therapists / music educators in order to
collect information that could be linked to the selected theoretical perspectives. We focused
on the experience of music improvisation since it had an important role in the practice of
those music therapists/ music educators. We reflected about the pedagogical potential of this
creative and therapeutic musical experience. The dialogue we suggest between therapy and
education may instigate music teachers to be conscious about musical and interpersonal
dynamics present in our daily lives. This may improve our perceptions about the specific
demands of students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.