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Título: Interações musicais e humanas : uma reflexão sobre contribuições da musicoterapia à educação musical
Autor(es): Ferrari, Camila Rocha
Orientador(es): Narita, Flávia Motoyama
Assunto: Educação musical
Musicoterapia
Música na educação
Terapêutica
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 5-Fev-2021
Referência: FERRARI, Camila Rocha. Interações musicais e humanas: uma reflexão sobre contribuições da musicoterapia à educação musical. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho discorrerá sobre possíveis conexões entre educação musical e musicoterapia, para refletir sobre suas contribuições no âmbito de ensino/aprendizagem musical. Analisaremos as interações musicais e interpessoais dos ambientes terapêutico e educacional, pensando nos processos receptivos e expressivos musicais, evidenciados por Gainza (1977; 1988), e nas relações que emergem deles, partindo de Bruscia (2000; 2014). Para tanto, realizamos entrevistas e observações com duas musicoterapeutas/educadoras musicais e a partir disso, coletamos dados que serão relacionados com as perspectivas teóricas selecionadas. Além disso, será dado um foco especial à improvisação musical, que teve presença marcante na prática das duas musicoterapeutas/educadoras musicais. Desta forma, refletiremos sobre os potenciais pedagógicos dessa experiência musical criativa e terapêutica. O intuito do diálogo que propomos é de sensibilizar o olhar do professor de música frente às dinâmicas musicais e interpessoais presentes em seu cotidiano, para ampliar sua percepção acerca das demandas específicas de seus alunos.
Abstract: This work will discuss possible connections between music education and music therapy, reflecting on the contributions of the latter to music teaching and learning. We analyzed musical and interpersonal interactions in therapeutic and educational environments, thinking about the receptive and expressive music processes, evidenced by Gainza (1977; 1988), and considering the relations that emerged from them, shown by Bruscia (2000; 2014). We also conducted interviews and observations with two music therapists / music educators in order to collect information that could be linked to the selected theoretical perspectives. We focused on the experience of music improvisation since it had an important role in the practice of those music therapists/ music educators. We reflected about the pedagogical potential of this creative and therapeutic musical experience. The dialogue we suggest between therapy and education may instigate music teachers to be conscious about musical and interpersonal dynamics present in our daily lives. This may improve our perceptions about the specific demands of students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
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