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dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSantos, Jonathan Baião dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonathan Baião dos. A formação dos professores do Projeto Música e Cidadania: o trânsito de saberes entre a universidade e a prática social. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017.pt_BR
dc.description.abstractConhecer e compreender os saberes envolvidos na formação e profissão de professores é fundamental para o ensino. Seja qual for a área de atuação, o professor constrói e reconstrói em sua trajetória um repertório de conhecimentos que serão mobilizados em suas atuações. O objetivo geral deste trabalho é conhecer os saberes envolvidos na formação de professores e identificar esses conhecimentos na formação dos professores do Projeto Música e Cidadania. Para isso, primeiramente, acompanhei durante um período de tempo a atuação desses professores, posteriormente realizei pesquisa com os mesmos. A metodologia utilizada foi o questionário com o corpo docente do Projeto e entrevista narrativa com o idealizador do Projeto. A analise e reflexão foi fundamentada nos resultados em diálogo com a literatura que trata desse tema. Ao término dessa pesquisa conclui-se que os saberes da experiência, dos conteúdos e saberes pedagógicos são evidenciados na formação de todos os professores entrevistados. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa ampliar os conceitos sobre formação de professores e saberes docente e dar visibilidade ao ensino e aprendizagem musical de um projeto social que contribui para formação de professores no Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.titleA formação dos professores do Projeto Música e Cidadania : o trânsito de saberes entre a universidade e a prática socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-05T16:40:45Z-
dc.date.available2021-02-05T16:40:45Z-
dc.date.submitted2017-11-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26629-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Knowing and understanding the knowledge involved in the formation and profession of teachers is crucial to teaching. Whatever the area of expertise, the Professor builds and reconstructs in his trajectory a repertoire of knowledge that will be mobilized in his performances. The general purpose of this work is to know the knowledges involved in the formation of teachers and identify these skills in the formation of teachers of the project music and citizenship. For this, firstly, I accompanied during a period of time the performance of these teachers, subsequently conducted research with them. The methodology used was the questionnaire with the Faculty of the project and the narrative interview with the project creator. The analysis and reflection was founded on the results in dialogue with the literature that deals with this theme. At the conclusion of this research, it concludes that the knowledge of the experience, the content and pedagogical knowledge is evidenced in the formation of all the teachers interviewed. The research contributes to that the area of musical education can broaden the concepts of teachers ' formation and faculty knowledge and give visibility to the teaching and learning musical of a social project contributing to teacher training in the Federal district.pt_BR
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