Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Santos, Jonathan Baião dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jonathan Baião dos. A formação dos professores do Projeto Música e Cidadania: o trânsito de saberes entre a universidade e a prática social. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Conhecer e compreender os saberes envolvidos na formação e profissão de
professores é fundamental para o ensino. Seja qual for a área de atuação, o
professor constrói e reconstrói em sua trajetória um repertório de conhecimentos que
serão mobilizados em suas atuações. O objetivo geral deste trabalho é conhecer os
saberes envolvidos na formação de professores e identificar esses conhecimentos
na formação dos professores do Projeto Música e Cidadania. Para isso,
primeiramente, acompanhei durante um período de tempo a atuação desses
professores, posteriormente realizei pesquisa com os mesmos. A metodologia
utilizada foi o questionário com o corpo docente do Projeto e entrevista narrativa
com o idealizador do Projeto. A analise e reflexão foi fundamentada nos resultados
em diálogo com a literatura que trata desse tema. Ao término dessa pesquisa
conclui-se que os saberes da experiência, dos conteúdos e saberes pedagógicos
são evidenciados na formação de todos os professores entrevistados. A pesquisa
contribui para que a área de educação musical possa ampliar os conceitos sobre
formação de professores e saberes docente e dar visibilidade ao ensino e
aprendizagem musical de um projeto social que contribui para formação de
professores no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música na educação | pt_BR |
dc.title | A formação dos professores do Projeto Música e Cidadania : o trânsito de saberes entre a universidade e a prática social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T16:40:45Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T16:40:45Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26629 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Knowing and understanding the knowledge involved in the formation and profession
of teachers is crucial to teaching. Whatever the area of expertise, the Professor
builds and reconstructs in his trajectory a repertoire of knowledge that will be
mobilized in his performances. The general purpose of this work is to know the
knowledges involved in the formation of teachers and identify these skills in the
formation of teachers of the project music and citizenship. For this, firstly, I
accompanied during a period of time the performance of these teachers,
subsequently conducted research with them. The methodology used was the
questionnaire with the Faculty of the project and the narrative interview with the
project creator. The analysis and reflection was founded on the results in dialogue
with the literature that deals with this theme. At the conclusion of this research, it
concludes that the knowledge of the experience, the content and pedagogical
knowledge is evidenced in the formation of all the teachers interviewed. The research
contributes to that the area of musical education can broaden the concepts of
teachers ' formation and faculty knowledge and give visibility to the teaching and
learning musical of a social project contributing to teacher training in the Federal
district. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|