Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Montandon, Maria Isabel | - |
dc.contributor.author | Rocha, Thomáz Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Thomáz Ribeiro. Propostas de atividades para ensino coletivo de instrumentos na educação básica. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver repertórios para grupos de instrumentos em escolas da educação básica, com propostas de aplicação em sala de aula. Um fator determinante fomenta este trabalho, pois há carência de material didático sobre o tema. Bezerra (2014), Swanwick (2003), França (2002), Montandon (2014), Loureiro (2003), Tourinho (2004), Rocha (2018), discutem o ensino de instrumento em escolas de educação básica, incluindo temáticas como a formação de docentes na área da educação musical, metodologias e materiais em salas de aula da educação básica e seus estudantes. Assim,haverá propostas de atividades para aulas de música no âmbito do ensino de instrumentos na educação básica. O trabalho procura apresentar experiências e reflexões sobre estratégias de atividades para aulas de música, no contexto do ensino de instrumentos nas escolas de educação básica. As experiências foram adquiridas por meio do estágio docente, na universidade de Brasília. Apresentam-se propostas de modelos de atividades que foram utilizadas nesta prática, na qual procurei atender às necessidades de acordo com o contexto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.title | Propostas de atividades para ensino coletivo de instrumentos na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T16:35:52Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T16:35:52Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26627 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to develop repertoires for groups of instruments in schools of basic education, with proposals of application in the classroom. A determining factor encourages this work, because there is a shortage of didactic material on the subject. Bezerra(2014), Queiroz (2009), Swanwick (2003), France (2002), Montandon (2014), Loureiro (2003), Tourinho (2003), Rocha (2018), discuss teaching instrument in elementary education schools, including topics such as training of teachers in the area of music education, methodologies and materials in basic education classrooms and their students. Thus, there will be proposals for activities for music classes in the scope of teaching instruments in basic education. This paper tries to present experiences and reflections on strategies of activities for music lessons, in the context of teaching instruments in primary schools. Experiences were acquired through teaching internship, at the University of Brasilia. Proposals are presented for activity models that were used in this practice, in which tried o meet the needs according to the context. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|