Título: | O ensino de piano em grupo em três escolas do Distrito Federal : reflexões sobre a atuação docente |
Autor(es): | Ribeiro, Samara Pires da Silva |
Orientador(es): | Montandon, Maria Isabel |
Assunto: | Piano - instrução e estudo Música - instrução e estudo Professores de música Educação musical Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 11-Jul-2018 |
Data de publicação: | 5-Fev-2021 |
Referência: | RIBEIRO, Samara Pires da Silva. O ensino de piano em grupo em três escolas do Distrito Federal: reflexões sobre a atuação docente. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho procurou conhecer como três professores do Distrito Federal ensinam piano em grupo. A literatura aborda o tema do ensino de piano em grupo em perspectiva histórica, passando pelo formato do ensino em grupo, os desafios da atuação profissional e o conhecimento adquirido na prática. Para tanto, organizei os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar as concepções de ensino em grupo; (2) Entender quais os objetivos da aula de piano em grupo; (3) Conhecer que conteúdos e materiais selecionam para a aula; (4) Conhecer como conduzem as aulas, que estratégias e recursos usam. Por meio da pesquisa qualitativa, três professores entrevistados apresentaram em suas narrativas como o mesmo formato de aula pode ser ministrado de maneiras bem diferentes entre si, sem haver um consenso entre eles sobre concepções e ações no ensino de piano em grupo. |
Abstract: | The present work sought to know how three teachers of the Federal District teaches piano group. The literature addresses the theme of group piano teaching in a historical perspective, passing throught the format of group teaching, the challenges of professional performance and the knowledge acquired in practice. Therefore, I organize the following specific objectives: (1) Identify the conceptions of group teaching; (2) Understand what the objectives of the group piano lesson are; (3) Know what contents and materials select for the class; (4) Learning how they conduct classes, what strategies and resources they use. Through the qualitative research, three interviewed teachers presented in their narratives how the same classroom format can be taught in very different ways among each other, without a consensus among them on conceptions and actions in group piano teaching. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|