Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SabrynaJoaneTarouco_tcc.pdf380,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cidade das crianças : um estudo do mapa das violências contra a criança do município de Maravilha/SC
Autor(es): Tarouco, Sabryna Joane Voos Bortoncello
Orientador(es): Tavares, Henrique Neuto
Assunto: Violência nas crianças
Abuso sexual
Crianças - maus-tratos
Data de apresentação: 28-Mai-2019
Data de publicação: 4-Fev-2021
Referência: TAROUCO, Sabryna Joane Voos Bortoncello. Cidade das crianças: um estudo do mapa das violências contra a criança do município de Maravilha/SC. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A violência se apresenta em sociedade de diversas formas, seja ela física, psicológica, negligência, trabalho infantil, entre outros. Independe de faixa etária, gênero, etnia, fator socioeconômico, deixa marcas que se manifestam a curto, médio e longo prazo. Este estudo teve o objetivo de analisar o mapa das violências contra as crianças, à luz dos equipamentos públicos do município de Maravilha/SC. Para isto, utilizou-se de pesquisa de natureza aplicada, com objetivos descritivos e procedimentos da pesquisa documental de análise mista (quali-quantitativa). Os resultados coletados dizem respeitos aos atendimentos realizados pelo Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo registro de Boletins de Ocorrência da Delegacia de Polícia Civil, no ano de 2018. Conclui-se que as vítimas prevalecem ser do sexo feminino, violência intrafamiliar física e psicológica e a faixa etária até 6(seis) anos de idade, conforme dados do CREAS. Os registros da Delegacia de Polícia Civil apontam a prevalência de vítimas de 7(sete) a 12(doze) anos de idade, com residência na área urbana. O Conselho Tutelar recebeu em 2018, atendimento que se relacionavam a suspeita de abuso sexual, abuso e trabalho infantil, sendo que os encaminhamento ocorrem com maior frequência ao Ministério Público e saúde do município.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.