Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26613
Título: | Visualidades e sonoridades em decadenta |
Autor(es): | Magalhães, Pablo Dílson de Almeida |
Orientador(es): | Lignelli, César |
Assunto: | Decadenta Sonoridade Visualidade |
Data de apresentação: | 11-Dez-2018 |
Data de publicação: | 4-Fev-2021 |
Referência: | MAGALHÃES, Pablo Dílson de Almeida. Visualidades e sonoridades em decadenta. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | De modo geral, esta pesquisa busca analisar a peça Decadenta (2017) a partir de algumas de suas sonoridades visando entender como elas interagem com a visualidade da cena a qual pertencem. Dirigida por Felícia Johansson, a peça foi resultado da disciplina Interpretação e Montagem do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Inicialmente, essa pesquisa expõe impressões pessoais a respeito de alguns exercícios voltados a sonoridades vivenciados no curso. Em seguida, realiza um breve resumo da peça salientando como a comicidade é gerada também a partir da dramaturgia e aponta Jean Jacques Lecoq como base para o processo. Abordando conceitos de Raymond Murray Schafer e César Lignelli à respeito de sonoridades e suas características foram examinadas algumas cenas classificando suas sonoridades em cinco etapas de análise do som. Ademais comenta-se sobre a gêneses de cada instrumento utilizado buscando entender como sua trajetória tem influência em sua visualidade e sonoridade. Por fim a pesquisa realiza reflexões acerca de uma análise mais focada nas sonoridades para uma melhor compreensão da obra e o lugar do ator que busca ver a criação destes sons como parte fundamental do processo criativo. |
Abstract: | In general, this research seeks to analyze the play Decadenta (2017) from its sonorities in order to understand how they interact with the visuality of the scene. Directed by Felicia Johansson, the play was the result of the discipline interpretation and assembly of the Bachelor's degree in performing arts of the University of Brasilia. Initially, this research exposes personal impressions about some exercises focused on the sounds experienced in the course. It then performs a brief summary of the play stressing how the comicity is also generated from the dramaturgy and points out Jean Jacques Lecoq as a basis for the process. Addressing concepts of Raymond Murray Schafer and César Lignelli regarding sonorities and their characteristics were examined some scenes classising their sonorities in five stages of sound analysis. Furthermore, it discusses the genesis of each instrument used seeking to understand how its trajectory influences its visuality and sonority. Finally, the research conducts reflections about an analysis more focused on the sounds for a better understanding of the work and the place of the actor who seeks to see the creation of these sounds as a fundamental part of the creative process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.