Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_VerônicaGuimarãesRodrigues.pdf608,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A cultura organizacional e a inserção de pessoas com deficiência em uma organização pública federal
Autor(es): Rodrigues, Verônica Guimarães
Orientador(es): Câmara, Rosana Hoffman
Assunto: Cultura organizacional
Pessoas com deficiência - emprego
Integração social
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 28-Jan-2012
Referência: RODRIGUES, Verônica Guimarães. A cultura organizacional e a inserção de pessoas com deficiência em uma organização pública federal. 2010. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho, apresentado sob a forma de estudo de caso único, teve como objeto entender a relação existente entre a cultura organizacional e a inserção da pessoa com deficiência em um órgão público federal da administração direta, localizado em Brasília. Os objetivos principais da pesquisa foram: identificar o nível de aceitação de pessoas com deficiência na organização, comparar os critérios utilizados para oportunidades e salários entre servidores com deficiência e os que não possuem deficiência, investigar as ações destinadas à acessibilidade do ambiente físico, conhecer os investimentos tecnológicos destinados ao melhor desenvolvimento do potencial de servidores com deficiência e conhecer as ações adotadas pela área de gestão de pessoas para atendimento e acompanhamento do servidor com deficiência. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se, primeiramente, na literatura, o embasamento teórico para o trabalho, destacando-se aqueles voltados para a cultura organizacional, a legislação vigente e a gestão da diversidade nas organizações. Os dados foram coletados pelo método qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas, posteriormente, à análise de conteúdo, resultando num relato que permite conhecer o histórico e a atual realidade do impacto da inserção da pessoa com deficiência no órgão estudado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2658
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons