Título: | Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau |
Autor(es): | Santos, Marissa Lázio dos |
Orientador(es): | Oliveira, Susan Elizabeth Martins Cesar de |
Assunto: | Comércio exterior Banana - cultivo Competitividade agrícola Exportação Tarifas Acordos internacionais |
Data de apresentação: | 2-Set-2019 |
Data de publicação: | 3-Fev-2021 |
Referência: | SANTOS, Marissa Lázio dos. Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro: banana, maçã e cacau. 2019. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. |
Resumo: | O presente estágio foi realizado no projeto de pesquisa “Observatório da
Competitividade Global do Agronegócio – GlobalAgro” coordenado pela professora Susan
Elizabeth Martins Cesar de Oliveira na Faculdade de Planaltina/ UnB. O relatório tem como
objetivo analisar a fundo o acesso a mercados externos de três produtos do agronegócio
brasileiro: a banana, a maçã e o cacau. Para atingir esse objetivo foi utilizado de um referencial
teórico para delinear o funcionamento do acesso a mercados, as implicações para tal acesso,
bem como barreiras tarifárias e não-tarifárias, definições de integração econômica, um breve
resumo histórico do surgimento da integração econômica, seus níveis de profundidade e a
participação brasileira em acordos comerciais. Foram pesquisadas fonte primárias e
secundárias, a fim de explorar o cenário de cada um dos três produtos em âmbito internacional
e nacional e as barreiras enfrentadas pelo país no comércio internacional. Possibilitando analise
sobre o acesso do agronegócio brasileiro ao mercado internacional, o reflexo das barreiras
tarifárias e não-tarifárias enfrentadas pelo Brasil no comércio, bem como, as implicações em
relação ao país possuir ou não acordos comerciais. Conclui-se que o Brasil exportou para
poucos dos principais importadores globais dos três produtos em 2017, e sua participação em
acordos com esses países é baixa, enquanto exportadores competidores possuem acesso
privilegiado a estes mercados devido à participação em acordos preferenciais de comércio. Os
destinos das exportações brasileiras têm se dado para países em que o Brasil possui algum tipo
de acordo ou por meio da facilitação de acesso a mercados através da diminuição de barreiras
tarifárias ou não-tarifárias. Sendo o agronegócio um setor de grande relevância para o Brasil,
as negociações efetivas de acordos de comércio com grandes economias se fazem necessárias
para um melhor acesso do país ao comércio internacional, bem como, a liberalização da
economia doméstica para a entrada de novos exportadores, trazendo aos país mútuos benefícios. |
Abstract: | The present internship was carried out in the research project "GlobalAgro Global
Competitiveness Observatory - GlobalAgro" coordinated by Professor Susan Elizabeth Martins
Cesar de Oliveira at the Faculty of Planaltina / UnB. The report aims to analyze in depth the
access to foreign markets of three Brazilian agribusiness products: bananas, apples and cacao.
To achieve this objective, a theoretical framework was used to delineate the operation of market
access, the implications for such access, as well as tariff and non-tariff barriers, definitions of
economic integration, a brief historical summary of the emergence of economic integration,
levels and the Brazilian participation in trade agreements. Primary and secondary sources were
surveyed in order to explore the scenario of each of the three products at the international and
national level and the barriers faced by the country in international trade. The analysis of the
Brazilian agribusiness access to the international market, the reflection of the tariff and non-
tariff barriers faced by Brazil in trade, as well as the implications in relation to the country to
have or not trade agreements. It is concluded that Brazil exported to few of the main global
importers of the three products in 2017, and its participation in agreements with these countries
is low, while competing exporters have privileged access to these markets due to participation
in preferential trade agreements. The destinations of Brazilian exports have occurred in
countries where Brazil has some type of agreement or by facilitating access to markets through
the reduction of tariff or non-tariff barriers. As agribusiness is a sector of great relevance for
Brazil, effective negotiations of trade agreements with large economies are necessary for a
better access of the country to international trade, as well as the liberalization of the domestic
economy for the entry of new exporters, bringing mutual benefits to the country. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019. |
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