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Título: A Agrobrasília como potencial turístico para o Distrito Federal
Autor(es): Vieira, Anna Beatriz de Lima
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Turismo de negócios
Feiras agropecuárias
Turismo de eventos
Agronegócios
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 3-Fev-2021
Referência: VIEIRA, Anna Beatriz de Lima. A Agrobrasília como potencial turístico para o Distrito Federal. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos visitantes que frequentam a Agrobrasília, a fim de se determinar qual o objetivo do público ao visitar a Feira. Visa também identificar quais os mecanismos e estruturas da cidade e redondezas, os visitantes utilizam, tais como, transporte, hospedagem e alimentação. Por meio desta pesquisa, buscou-se identificar também os pontos de satisfação e insatisfação dos visitantes em relação a Feira e propor desta forma, melhorias para tornar a visita ao Evento ainda mais agradável. Para a coleta de dados deste estudo, foi realizada pesquisa de campo nos dias 16 e 17 de maio da edição de 2019 da Agrobrasília, por meio da realização de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. Para estruturação do referencial teórico e análise das informações coletadas, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, a qual trabalhou os conceitos e características do Turismo, assim como especificamente o Turismo de Negócios e Eventos, tendo como base o Livreto elaborado pelo Ministério do Turismo em 2010 sobre o Turismo de Negócios e Eventos: orientações básicas. Desta forma, por meio de embasamento teórico e pesquisa de campo, pôde-se identificar o perfil dos principais visitantes da Feira, bem como a estrutura local de transporte, alimentação e hospedagem que eles utilizam. Além disso, foi possível identificar a existência de problemas relacionados a organização, estrutura e logística de hospedagem do evento, tais como o preço em relação a alimentação dentro da Feira e a ausência de sinalizações indicando os espaços, banheiros, estandes e empresas presentes na Agrobrasília. Sendo assim, buscou-se apresentar soluções a fim de amenizar tais problemas que foram identificados pelos próprios entrevistados. Partindo deste ponto, foi proposto a utilização de promoções e cartão fidelidade oferecidos pelo restaurante da Feira com intuito de atrair diferentes perfis de clientes, bem como a utilização de mapas personalizados e fixação de placas de sinalização em locais estratégicos da Agrobrasília indicando os principais espaços e empresas. Observou-se ainda, a ausência de divulgação a respeito da estrutura de hospedagem indicada pela Feira, sendo assim, destaca-se a importância de a organização do Evento investir mais na divulgação de tais informações, por meio de mídias digitais, como Instagram e Facebook. Para o desenvolvimento de estudos futuros, pode-se avaliar a evolução dos pontos negativos destacados, como em relação a hospedagem, sinalização e o preço da alimentação dentro da Feira, tanto por meio da percepção do entrevistado como também pela percepção do próprio pesquisador. Ressalta-se que sendo este o primeiro trabalho do curso de agronegócios na Faculdade UnB de Planaltina a desenvolver uma pesquisa unindo Turismo de Negócios e Eventos e a Agrobrasília, esta pesquisa acaba contribuindo para o desenvolvimento de novas vertentes e caminhos a serem estudados pelos acadêmicos do curso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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