Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos visitantes que frequentam a Agrobrasília, a
fim de se determinar qual o objetivo do público ao visitar a Feira. Visa também identificar
quais os mecanismos e estruturas da cidade e redondezas, os visitantes utilizam, tais como,
transporte, hospedagem e alimentação. Por meio desta pesquisa, buscou-se identificar também
os pontos de satisfação e insatisfação dos visitantes em relação a Feira e propor desta forma,
melhorias para tornar a visita ao Evento ainda mais agradável. Para a coleta de dados deste
estudo, foi realizada pesquisa de campo nos dias 16 e 17 de maio da edição de 2019 da
Agrobrasília, por meio da realização de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. Para
estruturação do referencial teórico e análise das informações coletadas, utilizou-se pesquisa
bibliográfica e documental, a qual trabalhou os conceitos e características do Turismo, assim
como especificamente o Turismo de Negócios e Eventos, tendo como base o Livreto
elaborado pelo Ministério do Turismo em 2010 sobre o Turismo de Negócios e Eventos:
orientações básicas. Desta forma, por meio de embasamento teórico e pesquisa de campo,
pôde-se identificar o perfil dos principais visitantes da Feira, bem como a estrutura local de
transporte, alimentação e hospedagem que eles utilizam. Além disso, foi possível identificar a
existência de problemas relacionados a organização, estrutura e logística de hospedagem do
evento, tais como o preço em relação a alimentação dentro da Feira e a ausência de
sinalizações indicando os espaços, banheiros, estandes e empresas presentes na Agrobrasília.
Sendo assim, buscou-se apresentar soluções a fim de amenizar tais problemas que foram
identificados pelos próprios entrevistados. Partindo deste ponto, foi proposto a utilização de
promoções e cartão fidelidade oferecidos pelo restaurante da Feira com intuito de atrair
diferentes perfis de clientes, bem como a utilização de mapas personalizados e fixação de
placas de sinalização em locais estratégicos da Agrobrasília indicando os principais espaços e
empresas. Observou-se ainda, a ausência de divulgação a respeito da estrutura de hospedagem
indicada pela Feira, sendo assim, destaca-se a importância de a organização do Evento
investir mais na divulgação de tais informações, por meio de mídias digitais, como Instagram
e Facebook. Para o desenvolvimento de estudos futuros, pode-se avaliar a evolução dos
pontos negativos destacados, como em relação a hospedagem, sinalização e o preço da
alimentação dentro da Feira, tanto por meio da percepção do entrevistado como também pela
percepção do próprio pesquisador. Ressalta-se que sendo este o primeiro trabalho do curso de
agronegócios na Faculdade UnB de Planaltina a desenvolver uma pesquisa unindo Turismo de
Negócios e Eventos e a Agrobrasília, esta pesquisa acaba contribuindo para o
desenvolvimento de novas vertentes e caminhos a serem estudados pelos acadêmicos do
curso. |