Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26565
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnneLisyAlvesDosSantos_tcc.pdf2,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Fernanda Regina-
dc.contributor.authorSantos, Anne Lisy Alves dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Anne Lisy Alves dos. A influência da cultura e clima organizacional para avaliação de impacto no desempenho da equipe comercial: estudo de caso em um broker alimentício. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste relatório teve como objetivo principal fazer um levantamento da relação entre cultura e o clima organizacional, demonstrando sua importância no desempenho das tarefas nas equipes comerciais analisadas. O presente estudo de caso possibilitou na prática a visualização de como tudo realmente funciona dentro de um broker. Tendo como base o referencial teórico, onde foram utilizados conceitos acerca de cultura e clima organizacional, avaliação de desempenho, a influência do líder no desempenho das equipes e o que são as empresas broker no Brasil e no mundo. O estudo acerca destas análises, foi realizado na Produtos Alimentícios Medeiros e Castro (PAMC) fundada em 1997, localizada na cidade de Samambaia-DF, o qual consiste em um broker alimentício exclusivo em uma importante multinacional brasileira. Para tal, foram expostos alguns componentes da cultura da PAMC, o qual contou também com a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional através da ferramenta Google formulários, que teve a participação de 47 colaboradores do setor comercial da empresa. As análises dos resultados oriundos da pesquisa identificaram as relações que impactaram no clima e cultura na posição de cada líder nas equipes. Nesse sentido, foram propostas estratégias com o foco em mudanças para o melhoramento no clima e na cultura organizacional. Essas estratégias refletem substanciais melhoras no desempenho das equipes da área comercial o qual consequentemente influenciará em outros setores da organização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordClima organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordLiderançapt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.titleA influência da cultura e clima organizacional para avaliação de impacto no desempenho da equipe comercial : estudo de caso em um broker alimentíciopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-03T16:22:20Z-
dc.date.available2021-02-03T16:22:20Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26565-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This report had a main objective to survey the relationship between culture and organizational climate, demonstrating their importance in the performance of the tasks in commercial teams analyzed. The present case study made it possible evaluated how everything really works inside a broker. Based on the theoretical reference, where were used concepts about culture and organizational climate, performance evaluation, leader ́s influence in team performance and what broker companies in Brazil and in the worldwild. The study about these analyzes was carried out atProdutos Alimentícios Medeiros e Castro(PAMC), founded in 1997, located in the city of Samambaia-DF, which consists of an exclusive food broker, an important Brazilian multinational. Thus, some components of the PAMC culture were exposed, which also included the application of an organizational climate survey through the Google Forms tool, which was attended by 47 employees of the company's commercial sector. These analyzes arising from the results of the research, identified the relationships which impacted the climate and culture in the position of each leader in the teams. In this sense, strategies were proposed with the focus on changes for the improvement in the climate and organizational culture. These strategies reflect substantial improvements in the performance of business teams which will consequently influence other sectors of the organization.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.