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Título: Núcleos de Estudo em Agroecologia como estratégia do PLANAPO I (2013-2015) – Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.
Autor(es): Silva, Flávio Henrique Menezes da
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Assunto: Agroecologia
Desenvolvimento rural
Agricultura orgânica
Agricultura sustentável
Políticas públicas
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 3-Fev-2021
Referência: SILVA, Flávio Henrique Menezes da. Núcleos de Estudo em Agroecologia como estratégia do PLANAPO I (2013-2015) – Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O presente artigo objetiva analisar a formação e implementação dos Núcleos de Estudo em Agroecologia, no âmbito do PLANAPO, a fim de identificar as estratégias utilizadas, os desafios e os avanços deste instrumento como política pública. Relacionada ao Eixo III, que envolve o Conhecimento, a ação estudada está inserida na meta 12 do PLANAPO, e tem por objetivo principal contribuir para o fortalecimento e ampliação dos processos de construção e socialização de experiências no campo da Agroecologia por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em Núcleos de Estudo em Agroecologia. Com o objetivo de tornar mais palpáveis os avanços, apontaremos neste trabalho, os resultados alcançados pelo Plano (considerando a iniciativa selecionada), separados por Regiões (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Os Núcleos possuem função estratégica no processo de consolidação do conhecimento na Agroecologia e da produção orgânica, atuando na articulação dos diferentes atores que o constituem. Diante do exposto, torna-se essencial um planejamento que proporcione investimentos contínuos, de forma a gerar resultados sistêmicos e de longo alcance de acordo com as necessidades de cada região.
Abstract: This article aims to analyze the formation and implementation of the Study Centers in Agroecology under the PLANAPO in order to identify the strategies used, the challenges and advancements of this instrument as a public policy. Related to Axis III, which involves knowledge, the action studied is within the target 12 of PLANAPO, and its main objective is to contribute to the strengthening and expansion of construction processes and socialization experiences in the field of Agroecology through educational actions, research and extension developed at the Study Centers in Agroecology. In order to make more tangible the progress, we will point out in this work, the results achieved by the Plan (considering the selected initiative), separated by regions (North, Northeast, South, Southeast and Midwest). The Study Centers have strategic role in the knowledge of the consolidation process in agroecology and organic production, working in the articulation of different actors that constitute it. Given the above, it is essential to plan that provides continuous investments in order to generate systemic results and long-range in order to attempt the needs of each region.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.
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