Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusPereiraCampos_tcc.pdf651,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Agricultura familiar : um estudo de caso realizado na Superintendência de Agricultura Familiar em um município de Formosa-GO
Autor(es): Campos, Matheus Pereira
Orientador(es): Miranda, Luciana de Oliveira
Assunto: Políticas públicas
Agricultura familiar
Assentamentos rurais
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 2-Fev-2021
Referência: CAMPOS, Matheus Pereira. Agricultura familiar: um estudo de caso realizado na Superintendência de Agricultura Familiar em um município de Formosa-GO. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O presente relatório científico aborda a importância das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Formosa-GO. Por meio do referencial teórico adotado, apresenta a história da agricultura familiar; as agriculturas familiares na forma da lei e as suas premissas; a gestão pública e as políticas públicas. A pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, busca um melhor entendimento sobre os assentados da reforma agrária que se beneficiam dos serviços prestados pela superintendência de agricultura familiar no município de Formosa-GO. Para tanto, utiliza a entrevista como instrumento de pesquisa para o levantamento e a discussão dos dados obtidos. Demonstra que a superintendência possui um papel fundamental de ATER, possibilitando que os produtores possam produzir de forma mais consciente e sustentável, além de destacar a relevância das políticas públicas na autonomia e segurança dos produtores. Conclui que as leis, as chamadas públicas, os programas, as parcerias e as demais ações são imprescindíveis para a valorização dos assentados que passam por inúmeros problemas que devem ser solucionados.
Abstract: This scientific report addresses the importance of public policies for the strengthening of family agriculture in the municipality of Formosa-GO. Through the theoretical framework adopted, it presents the history of family agriculture; family farming in the form of the law and its premises; public management and public policies. The research of a qualitative and exploratory nature, seeks a better understanding of the agrarian reform settlers who benefit from the services rendered by the family agriculture superintendence in the city of Formosa- GO. To do so, it uses the interview as a research tool to collect and discuss the data obtained. It shows that the superintendence has a fundamental role of ATER, allowing producers to produce in a more conscious and sustainable way, besides highlighting the relevance of public policies in the autonomy and safety of producers. It concludes that laws, public calls, programs, partnerships and other actions are essential for the valuation of the settlers who go through numerous problems that must be solved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.