Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ViniciusMartinsVieira_tcc.pdf580,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fertilização química de solos e a composição do custo do cultivo da soja na região Centro-Oeste do Brasil
Autor(es): Vieira, Vinícius Martins
Orientador(es): Miranda Filho, Reinaldo José de
Coorientador(es): Nunes, Rafael de Souza
Assunto: Solos - análise
Fertilidade do solo
Cerrado
Adubos e fertilizantes
Produtividade agrícola
Soja - cultivo
Solos - produtividade
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 2-Fev-2021
Referência: VIEIRA, Vinícius Martins. Fertilização química de solos e a composição do custo do cultivo da soja na região Centro-Oeste do Brasil. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O presente trabalho visa a análise química de solos, com os estudos realizados no Laboratório de Química Analítica de Solos (LQAS), realizados no período de 17 de Setembro a 30 de Novembro de 2018. Assim tendo a noção de que o solo é uma fonte de nutrientes das plantas e assim se torna de fundamental importância que estejam bem conservados e férteis. O presente trabalho tem como objeto classificar os tipos de solos predominantes no cerrado e analisar os nutrientes presentes nele, assim como caracterizar apresentar a importância da fertilização química e os custos de produção da soja. Foram realizadas análises em mais de 180 parcelas de solos para determinar nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e enxofre. Os resultados gerados indicaram que a quantidade de nutrientes encontrados nas amostras são satisfatórios para um solo com potencial produtivo elevado, assim viabilizando o presente estudo em solos do cerrado brasiliense e ressaltando a sua importância para um gestor.
Abstract: The present work aims at the chemical analysis of soils, with the studies carried out in the Laboratory of Analytical Chemistry of Soils (LQAS), carried out in the period from September 17 to November 30, 2018. Thus having the notion that the soil is a source of plant nutrients and thus it is of fundamental importance that they are well preserved and fertile. The objective of this work is to classify the predominant types of soils in the cerrado and analyze the nutrients present in it, as well as to characterize the importance of chemical fertilization and soybean production costs. Analyzes were carried out in more than 180 soil plots to determine nutrients such as phosphorus, calcium, magnesium and sulfur. The results indicated that the amount of nutrients found in the samples are satisfactory for a soil with high productive potential, thus making feasible the present study in soils of the Brazilian cerrado and emphasizing its importance for a manager.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.