Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolinaDeFreitasSantos_tcc.pdf426,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Extrativismo vegetal como estratégia para o desenvolvimento socioconômico no norte da Chapada dos Veadeiros
Autor(es): Santos, Carolina de Freitas
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto: Extrato vegetal
Extrativismo
Cerrado
Desenvolvimento social
Desenvolvimento econômico
Chapada dos Veadeiros (GO)
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 2-Fev-2021
Referência: SANTOS, Carolina de Freitas. Extrativismo vegetal como estratégia para o desenvolvimento socioconômico no norte da Chapada dos Veadeiros. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O extrativismo vegetal no norte da Chapada dos Veadeiros está diretamente relacionado com o surgimento das primeiras comunidades que se estabeleceram no território. O extrativismo vegetal neste território representa a preservação histórica, cultural e social dos Povos do Cerrado, além de resguardar o bioma que, a cada ano que passa, está cada vez mais ameaçado pelo avanço da fronteira agrícola na região. Como consequência da Revolução Industrial, aos poucos as práticas extrativistas foram dando espaço para a agricultura, tornando o extrativismo, na maioria dos casos, apenas uma atividade para fins de consumo próprio das famílias. Pensando em uma forma de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do norte da Chapada dos Veadeiros, este trabalho tem o propósito de levantar a atual situação socioeconômica dos municípios de Alto Paraíso, Teresina de Goiás e Cavalcante, com o objetivo de sugerir o extrativismo vegetal como atividade alternativa para o Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios do norte da Chapada.
Abstract: The extractivism in Northern Chapada dos Veadeiros is directly related to the emergence of the first communities that settled in the territory. The vegetable harvesting in this territory represents the historical, cultural and social preservation of peoples of the Cerrado, in addition to safeguardthe biome that, every year, is increasingly threatened by the advance of the agricultural frontier in the region.As a result of the Industrial Revolution extractive practices were gradually giving placeto agriculture, making extractivism, in most cases, only one activity for the household consumption. Thinking of a way to contribute to the socioeconomic development of the municipalities in the Northern region of the Chapada dos Veadeiros, this work has the purpose to find out the current socio-economic situation of the municipalities of Alto Paraíso, Teresina de Goiás and Cavalcante, aiming to suggest extractivism as an alternative activity to the socio-economic development of the municipalities of Northern Chapada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.