Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf240,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os mapuches e os chilenos : conflitos e construção identitária
Autor(es): Gregory, Vinícius Matté
Orientador(es): Almeida, Jaime de
Assunto: Índios da América do Sul
Guerra do Pacífico
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 28-Jan-2012
Referência: GREGORY, Vinícius Matté. Os mapuches e os chilenos: conflitos e construção identitária. 2011. 32 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente monografia procura discutir a questão identitária que se apresenta no Chile, neste momento de comemoração do bicentenário de sua independência, com base em um estudo histórico do conflito que tem se operado entre espanhóis/chilenos e índios. Para isso, retrata brevemente a atual situação dos índios mapuche no Chile e os argumentos que usam como justificativa para se opor à identidade chilena. Traça um panorama histórico desde o momento em que os primeiros espanhóis puseram os pés em território chileno até o momento em que os chilenos, já constituídos enquanto nação, conquistam o território mapuche na década de 1880. E, por fim, discute como os espanhóis do século XVI registraram suas primeiras impressões sobre aqueles índios que lhes impunham uma feroz resistência.
Informações adicionais: Monografia(graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons