Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdf2,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
Autor(es): Nascimento, Ana Flávia Castro Rodrigues do
Orientador(es): Barcellos, Zanei Ramos
Assunto: Jornalismo
Turismo
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 1-Fev-2021
Referência: NASCIMENTO, Ana Flávia Castro Rodrigues do. Feed viajante: uma análise do jornalismo de turismo no Instagram. 2019. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os comportamentos e formas de encontrar informação se dão de maneiras diferentes de como elas se davam há alguns anos. A partir disso, é fundamental compreender de que maneira o jornalismo de turismo pode se encaixar em narrativas modernas e cenários de convergência. Em um contexto marcado pela presença significativa de mídias sociais, a presente pesquisa se baseou em um referencial teórico que trata das diretrizes do jornalismo digital, de mídias sociais, da cultura da convergência e do jornalismo especializado em turismo para compreender de que maneira a sociedade apreende o jornalismo de turismo no Instagram. Sob a ótica da análise de conteúdo, foi realizada uma pesquisa empírica que avalia os perfis de três veículos de jornalismo de turismo no Instagram — Boa Viagem, Folha Turismo e NYT Travel. A partir da análise dos resultados, considerou-se que o jornalismo de turismo e o Instagram dialogam em diversos âmbitos. Porém, embora exista um esforço significativo por parte do jornalismo especializado na área em se enquadrar na linguagem e nas ferramentas características da mídia, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que os perfis de jornalismo segmentado se apliquem de maneira adequada e eficaz ao modelo de mídias digitais.
Abstract: Behaviors and ways of finding information develop in different ways and origins than they did a few years ago. Therefore, it is crucial to understand how travel journalism can fit into modern narratives and convergence scenarios. In a context marked by the significant presence of social media, this research was based on a theoretical framework that deals with the guidelines of digital journalism, social media, the culture of convergence and specialized travel journalism to understand how society absorbs travel journalism in social media. From the perspective of content analysis, an empirical research that evaluates three tourism journalism vehicles on Instagram - Boa Viagem, Folha Turismo and NYT Travel was conducted. From the analysis of the results, it was considered that, travel journalism and Instagram match in several areas. However, while there is a significant effort on the part of travel journalism to fit in, in matters of language and tools of the media, there is still a long way to go for journalism profiles to properly and effectively apply to the media digital model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.