Título: | SIGA Seguro: uma aplicação para análise de trechos críticos de acidentes de trânsito nas rodovias federais |
Autor(es): | Silva Júnior, Célio Mauricio da |
Orientador(es): | Ladeira, Marcelo |
Assunto: | Sistema de Informação Geográfica (SIG) Acidentes de trânsito Geoprocessamento Software - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 12-Dez-2019 |
Data de publicação: | 1-Fev-2021 |
Referência: | SILVA JÚNIOR, Célio Mauricio da. SIGA Seguro: uma aplicação para análise de trechos críticos de acidentes de trânsito nas rodovias federais. xi, 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal desenvolver, para uso pela Polícia Rodoviária
Federal (PRF), uma aplicação capaz de gerar mapas dos trechos críticos de acidentes
de trânsito nas rodovias federais. Para isso foram utilizados dados abertos de acidentes
nas rodovias federais nos anos de 2017 e 2018, contendo as coordenadas geográficas do
local da ocorrência, e dos traçado das rodovias. No processo de identificação de trechos
críticos de acidentes, foi aplicado o método de Estimativa de Densidade Kernel (EDK).
Foi utilizada a linguagem de programação R para o desenvolvimento de uma aplicação
interativa que possibilitasse a aplicação do método. A solução possibilita ao usuário a
análise por Unidade da Federação ou por rota, permitindo ao usuário explorar visualmente
a localização dos trechos críticos e a análise das características dos acidentes nesses locais.
Devido às fontes de dados utilizadas, a análise dos trechos críticos é restrita às rodovias
federais. Essa aplicação pode ser implantada na PRF para subsidiar o planejamento das
ações do órgão ou ainda disponibilizada à população para divulgação de informações. |
Abstract: | The main objetive of this study is to develop, for use by Brazilian Federal Highway Police,
of an application able to generate road accidents hotspot maps. In order to achieve that,
open data from road accidents ocurred on Brazilian federal highways from 2017 and 2018
were used, along with the road geometries. Kernel density estimation method was applied
in the hotspot identification process. R programming language was chosen to develop an
interactive application where the method could be applied. It allows the user to perform
the analysis by state or route, allowing him to visually explore the hotspots locations and
the analysis of the characteristics of road accidents in these locations. Given the data
sources available, the analysis is restricted to Brazilian federal highways. This application
could be implemented in the Federal Highway Police, contributing to current accident
prevention procedures, as well as could be provided as a public information dissemination
service regarding road safety. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.