Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SinaidaMedeirosAraujo.pdf569,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prazer e sofrimento no trabalho : relações entre perfil sócio-demográfico e as experiências de prazer e sofrimento no trabalho
Autor(es): Araujo, Sinaida Medeiros de
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Trabalho - aspectos psicológicos
Organização do trabalho
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 28-Jan-2012
Referência: ARAUJO, Sinaida Medeiros de. Prazer e sofrimento no trabalho: relações entre perfil sócio-demográfico e as experiências de prazer e sofrimento no trabalho. 2010. 44 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Neste trabalho, procurou-se relacionar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho e os perfis socio-demográficos, objetivando responder ao problema de pesquisa: Qual a relação entre perfil pessoal, social e profissional do trabalhador e as experiências de prazer e sofrimento por ele vivenciadas no trabalho? Para responder à pergunta da pesquisa, foram utilizadas as teorias da Psicodinâmica do Trabalho, que fundamentou as definições das variáveis. As vivências de prazersofrimento são definidas em quatro fatores: Gratificação, Liberdade, Insegurança e Desgaste. Os dados demográficos buscam delinear as condições sociais e pessoais do respondente. Participaram da pesquisa 50 trabalhadores, dos quais 60% são bancários, 82% residem no DF, 92% pertencem ao setor de serviços e 62% trabalham em estatais. Para coleta de dados aplicou-se questionário já validado cientificamente, baseado no Inventário de Valores de Schwartz – IVS. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e correlações. Foi encontrado que os trabalhadores vivenciam prazer e sofrimento de forma moderada, indicando utilização de estratégias defensivas. O fator Insegurança apresentou correlações significativas com as variáveis demográficas Sexo e Renda. Concluiu-se que os fatores de prazer-sofrimento apresentam poucas correlações, o que leva a crer que as vivências de sofrimento não são influenciados pelas características sóciodemográficas do indivíduo, mas sim pela organização do trabalho, considerando-se que esta última influencia o perfil social das pessoas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2649
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons