Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RhaysaCarolinyAlvares_tcc.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos projetos de leis submetidos à câmara municipal de Buritis - MG nos anos de 2017 e 2018
Autor(es): Álvares, Rhaysa Caroliny
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Projetos de lei
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 29-Jan-2021
Referência: ÁLVARES, Rhaysa Caroliny. Análise dos projetos de leis submetidos à câmara municipal de Buritis - MG nos anos de 2017 e 2018. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Buritis – MG, 2019.
Resumo: Os vereadores têm funções tradicionais de legislar, fiscalizar o executivo e representar a população. Neste sentido, o presente trabalho busca realizar uma análise dos projetos de leis submetidos à Câmara Municipal de Buritis-MG nos anos de 2017 e 2018, a fim de averiguar como anda sendo desempenhada a função dos vereadores de propor projetos para auxiliar o desenvolvimento do município. Para isso foi necessário fazer um levantamento junto a Câmara Municipal sobre os projetos de leis, projetos de resolução e projeto de lei complementar nos anos de 2017 e 2018. Durante os anos pesquisados, ou seja, a metade do atual mandato destes vereadores foram submetidos 34 projetos. Destes, no ano de 2017, 10 projetos foram aprovados e nenhum rejeitado e no ano de 2018, 17 aprovados e 1 rejeitado. As principais áreas dos projetos propostos em 2017 foram saúde, ação social, meio ambiente, agricultura e outras áreas referentes a assuntos internos da Casa de Leis. Em 2018 foram nas áreas da saúde, ação social, obras, executivo, título de honra e outras áreas referentes a assuntos internos da Câmara Municipal. O vereador que mais propôs projetos no ano de 2017 foi Geldo Alves com 5 projetos e no ano 2018 foram os vereadores Wânia, Camila, Nílvia, Geldo, José Eurípedes e Albertino todos com 2 projetos cada. Considerando os dois anos analisados, percebe-se que os homens, propuseram mais projetos, o que ser devidos a eles serem maiores, em relação as mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.