Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GeaneAlvesPereira_tcc.pdf5,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância de materiais didáticos e de métodos para o ensino de português como L2
Autor(es): Pereira, Geane Alves
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Surdos - aquisição da segunda língua
Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Ensino e aprendizagem
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 29-Jan-2021
Referência: PEREIRA, Geane Alves. A importância de materiais didáticos e de métodos para o ensino de português como L2. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho discorre sobre a importância do uso de materiais didáticos como um recurso recorrente no ensino e no aprendizado de línguas. Assim, nos embasamos em Fausticht et al (2004), Tuxi (2009), Castro Júnior (2011), Grannier (2004), dentre outros, para construir o saber teórico da nossa pesquisa. Neste processo científico, constatamos que, para se ter uma compilação de um material didático, deve-se observar cuidadosamente o método de ensino ao qual se pretende seguir. Por isso, nos empenhamos em levantar um rol de materiais existentes no mercado editorial concernente a este tema para, em seguida, selecionar três destas publicações, a fim de realizar uma análise comparativa de seus conteúdos e métodos de ensino, bem como verificar a possibilidade de adaptação de lições encontradas nestas obras ao ensino de português como segunda língua a Surdos.
Abstract: This paper discusses the importance of the use of didactic material as a recurrent resource in the teaching and learning of language. Thus, we rely on Fausticht et al (2009), Tuxi (2009), Castro Júnior (2011), Grannier (2004), among others, to build the theoretical knowledge of our research. In this scientific process, we find that, in order to have a compilation of a teaching material, one must carefully observe the teaching method to be followed. Therefore, we strive to raise a list of existing materials in the publishing market in relation to this topic and then to select three of these publications in order to perform a comparative analysis of their contents in teaching methods, as well as to verify the possibility of adaptation of lessons found in these works to the teaching of Portuguese as second language to deaf people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.