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2018_FernandaLilianLimaLustosa_tcc.pdf3,88 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFelten, Eduardo Felipe-
dc.contributor.authorLustosa, Fernanda Lílian Lima-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Fernanda Lílian Lima. Polidez no ensino de português para surdos. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de finalização apresenta e discute a Teoria da Polidez na linguagem cotidiana dos indivíduos Surdos acadêmicos. O objetivo é verificar como os Surdos acadêmicos utilizam os elementos discursivos da polidez em algumas situações do cotidiano, na Universidade de Brasília. A metodologia seguida foi a de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa com propósito acadêmico, com coleta de dados pautada em um questionário composto de quatro perguntas e auxílio de imagens para melhor compreensão das perguntas pelos sujeitos da pesquisa. Em resposta ao questionário, os acadêmicos produziram pequenos textos a partir dos quais foi possível analisar seu uso das marcas linguísticas da polidez. A partir das respostas observou-se que os Surdos têm certa dificuldade em empregar essas marcas. Logo, considerando que os Surdos, assim como os ouvintes, necessitam empregar essas estratégias de polidez durante todas as suas vidas, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, entende-se como necessário aprofundar, definir e implementar mecanismos para ensinar aos indivíduos Surdos estes tipos de marcas linguísticas e suas faces para serem utilizadas tanto na Libras quanto no português como L2.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da Polidezpt_BR
dc.titlePolidez no ensino de português para surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-29T02:55:54Z-
dc.date.available2021-01-29T02:55:54Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26465-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This final paper presents and discusses the Theory of Politeness in the everyday language of academic Deaf individuals. The objective is to verify how academic Deaf people use discursive elements of politeness in some everyday situations, at the University of Brasilia. The methodology adopted was of a quantitative and qualitative research with an academic purpose, with data collection based on a questionnaire of four questions and the aid of images to help research subjects to better understand the questions. In response to the questionnaire, the academics made short texts from which their use of the linguistic marks of politeness was analyzed. From the answers, it was observed that the Deaf have some difficulty in using these marks. Therefore, considering that deaf people, as well as listeners, need to employ these strategies of politeness throughout their lives, both in personal and professional life, it is necessary to deepen, define and implement mechanisms to teach Deaf individuals these types of linguistic marks and their nuances to be used both in LIBRAS and in Portuguese as L2.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



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