Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26463
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ShayaneMarquesZica_tcc.pdf3,77 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Sivaldo Pereira da-
dc.contributor.authorZica, Shayane Marques-
dc.identifier.citationZICA, Shayane Marques. Produção e consumo de ASMR no Brasil: uma análise exploratória de perfis e práticas nos canais do youtube. 2019. 80 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre o fenômeno ASMR dentro do YouTube Brasil, o ASMR é a sigla em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response, que em português é entendida como Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. É um fenômeno biológico intensificado pela cibercultura, e a partir de gatilhos sensoriais pode causar formigamentos relaxantes. A prática em si são estímulos ocasionados principalmente por sons variados, desde o barulho da chuva até sussurros ao pé do ouvido, e também por cores, luzes e toques em partes específicas do corpo, que ocasionam, segundo seus praticantes, orgasmos no cérebro, não sendo eróticos, mas relaxantes, como também sonolência e/ou bem-estar. A pesquisa fez um mapeamento baseado em entrevistas de profundidade com produtores e survey com usuários que consomem este fenômeno no YouTube. Os resultados demonstram que o acesso aos vídeos se faz por meio do aparelho celular, a audiência de visualização se destaca no período noturno, e a maioria dos participantes se identificam sendo do gênero feminino. Espera-se que a caracterização dos gatilhos mais utilizados pelo ASMR no YouTube, bem como os relatos expostos pelos participantes possam ser úteis para estudos posteriores que buscam a afirmação da prática como ferramenta auxiliar para a promoção do bem-estar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordResposta Sensorial Autônoma do Meridiano (ASMR)pt_BR
dc.subject.keywordYouTube (Site de vídeos)pt_BR
dc.titleProdução e consumo de ASMR no Brasil : uma análise exploratória de perfis e práticas nos canais do youtubept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T16:04:19Z-
dc.date.available2021-01-28T16:04:19Z-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26463-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work deals with the ASMR phenomenon within YouTube Brazil, ASMR is the acronym for Autonomous Sensory Meridian Response, which in Portuguese is understood as the Independent Sensorial Response of the Meridian. It is a biological phenomenon intensified by cyberculture, and from sensory triggers can cause relaxing tingling. The practice itself is stimulation caused mainly by varied sounds, from the noise of the rain to whispers at the foot of the ear, and also by colors, lights and touches on specific parts of the body, which cause, according to its practitioners, orgasms in the brain, not being erotic, but relaxing, as well as drowsiness and / or well-being. The survey did a mapping based on in depth interviews with producers and survey with users who consume this phenomenon in YouTube. The results show that access to the videos is done through the mobile device, the viewing audience stands out at night, and most of the participants identify themselves as being female. It is hoped that the characterization of the triggers most used by the ASMR on YouTube as well as the reports presented by the participants, may be useful for further studies that seek to affirm the practice as an auxiliary tool for promoting well-being.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.