Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26448
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DeboraRaquelBaptistaPedrosa_tcc.pdf663,36 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Gilson Charles dos-
dc.contributor.authorPedrosa, Débora Raquel Baptista-
dc.identifier.citationPEDROSA, Débora Raquel Baptista. Tópicos da argumentação aplicados ao ensino médio: os lugares do argumento na redação do Enem. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA apresentação desta prática em sala de aula visa elucidar a importância de um bom planejamento para a execução de um texto objetivo, porém com argumentos bem posicionados para uma melhor análise do leitor. Serão utilizadas como base desse estudo as teorias dos tópicos dos argumentos de Marco Túlio Cícero, onde ele apresenta uma breve discussão entre dialética e retórica contrapondo Aristóteles, e em seguida nos demosntra os lugares do argumento bem como o estudo dos tipos de argumento, o que nos dar uma noção de como posicioná-lo corretamente no texto dissertativo-argumentativo, por exemplo. Com essa base podemos somar a outro livro didático voltado ao Ensino Médio ensinando as partes que compõem a redação do ENEM onde temos o passo a passo para montá-la com todos os quesitos exigidos no certame bem como diferenciais que podem agregar pontos extras ao candidato. Para a confirmação dessas teses foram utilizados ainda os textos do livro “Comunicação em prosa moderna” onde o autor nos apresenta as definições mais técnicas dos termos-chave e, segundo sua visão, a posição em que cada um dos elementos do texto pode ser posicionado. Temos ainda o texto publicado na Revista Línguas e Ensino onde a autora desenvolve um raciocínio quanto à “tempestade mental” ou brainstorming, como organizar a chuva de ideias que temos diante de uma temática. Essas teorias foram somadas e aplicadas em aulas no ensino médio a fim de intruí-los melhor nessa parte específica do texto. Serão apresentados os princípios didáticos utilizados e a experiência num todo da prática dos estudos aqui elencados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subject.keywordArgumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordRedação - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - estudantespt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - redaçãopt_BR
dc.titleTópicos da argumentação aplicados ao ensino médio : os lugares do argumento na redação do Enempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-27T12:22:49Z-
dc.date.available2021-01-27T12:22:49Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26448-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The presentation of this practice in the classroom aims to elucidate the importance of good planning for the execution of an objective text, but with well-positioned arguments for a better analysis of the reader. Marco Túlio Cicero's theories of argument topics will be used as the basis of this study, where he presents a brief discussion between dialectic and rhetoric against Aristotle, and then shows us the places of argument as well as the study of argument types, which give us a sense of how to position it correctly in the essayargumentative text, for example. With this base we can add to another textbook aimed at high school teaching the parts that make up the ENEM's essay where we have the step by step to assemble it with all the requirements required in the event as well as differentials that can add extra points to the candidate. To confirm these theses, the texts of the book “Communication in modern prose” were also used, where the author presents us with the most technical definitions of the key terms and, according to his view, the position in which each of the text elements can be positioned. . We also have the text published in Revista Línguas e Ensino where the author develops a reasoning about the “mental storm” or brainstorming, how to organize the rain of ideas that we have before a theme. These theories were summed up and applied in high school classes to better intrude them into this particular part of the text. Will be presented the didactic principles used and the experience in all the practice of the studies listed here.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.