Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilson Charles dos | - |
dc.contributor.author | Pedrosa, Débora Raquel Baptista | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Débora Raquel Baptista. Tópicos da argumentação aplicados ao ensino médio: os lugares do argumento na redação do Enem. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A apresentação desta prática em sala de aula visa elucidar a importância de um bom
planejamento para a execução de um texto objetivo, porém com argumentos bem
posicionados para uma melhor análise do leitor. Serão utilizadas como base desse estudo as
teorias dos tópicos dos argumentos de Marco Túlio Cícero, onde ele apresenta uma breve
discussão entre dialética e retórica contrapondo Aristóteles, e em seguida nos demosntra os
lugares do argumento bem como o estudo dos tipos de argumento, o que nos dar uma
noção de como posicioná-lo corretamente no texto dissertativo-argumentativo, por
exemplo. Com essa base podemos somar a outro livro didático voltado ao Ensino Médio
ensinando as partes que compõem a redação do ENEM onde temos o passo a passo para
montá-la com todos os quesitos exigidos no certame bem como diferenciais que podem
agregar pontos extras ao candidato.
Para a confirmação dessas teses foram utilizados ainda os textos do livro
“Comunicação em prosa moderna” onde o autor nos apresenta as definições mais técnicas
dos termos-chave e, segundo sua visão, a posição em que cada um dos elementos do texto
pode ser posicionado. Temos ainda o texto publicado na Revista Línguas e Ensino onde a
autora desenvolve um raciocínio quanto à “tempestade mental” ou brainstorming, como
organizar a chuva de ideias que temos diante de uma temática. Essas teorias foram
somadas e aplicadas em aulas no ensino médio a fim de intruí-los melhor nessa parte
específica do texto. Serão apresentados os princípios didáticos utilizados e a experiência
num todo da prática dos estudos aqui elencados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Argumentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redação - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - redação | pt_BR |
dc.title | Tópicos da argumentação aplicados ao ensino médio : os lugares do argumento na redação do Enem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T12:22:49Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27T12:22:49Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26448 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The presentation of this practice in the classroom aims to elucidate the importance
of good planning for the execution of an objective text, but with well-positioned arguments
for a better analysis of the reader. Marco Túlio Cicero's theories of argument topics will be
used as the basis of this study, where he presents a brief discussion between dialectic and
rhetoric against Aristotle, and then shows us the places of argument as well as the study of
argument types, which give us a sense of how to position it correctly in the essayargumentative text, for example. With this base we can add to another textbook aimed at
high school teaching the parts that make up the ENEM's essay where we have the step by
step to assemble it with all the requirements required in the event as well as differentials
that can add extra points to the candidate.
To confirm these theses, the texts of the book “Communication in modern prose”
were also used, where the author presents us with the most technical definitions of the key
terms and, according to his view, the position in which each of the text elements can be
positioned. . We also have the text published in Revista Línguas e Ensino where the author
develops a reasoning about the “mental storm” or brainstorming, how to organize the rain
of ideas that we have before a theme. These theories were summed up and applied in high
school classes to better intrude them into this particular part of the text. Will be presented
the didactic principles used and the experience in all the practice of the studies listed here. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|