Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CassiaAlmeidaDourado_tcc.pdf3,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Demian, o Caim do século XX
Autor(es): Dourado, Cássia Almeida
Orientador(es): Resende, Luciana Barreto Machado
Assunto: Hesse, Hermann, 1877-1962
Literatura alemã
Crítica literária
Personagens literários - análise
Literatura e história
Literatura e sociedade
Data de apresentação: 19-Jun-2019
Data de publicação: 27-Jan-2021
Referência: DOURADO, Cássia Almeida. Demian, o Caim do século XX. 2019. ix, 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Hermann Hesse lança uma de suas obras mais conhecidas durante uma das fases mais complexas e decadentes de sua vida. Demian ultrapassa os limites de categorização, podendo ser analisado por diversos vieses e correntes literárias. Composto no período do pós-guerra, a obra reflete o sentimento de toda uma nação. Em sua composição, Hesse utiliza-se das correntes filosóficas, teóricas, psicológicas que surgiam, contando com uma vasta gama de inferências religiosas das mais diversas naturezas, além de beber nos cânones literários dos quais se destaca uma narrativa que percorre toda a obra e se torna um de seus eixos dorsais, o mito de Caim. A imagem de Caim ganha uma nova significação nas mãos de Hermann Hesse. A figura degradada e amaldiçoada agora se torna um ser corajoso e superior. Este trabalho em uma perspectiva primária busca compreender esse eixo norteador da obra partindo das possíveis raízes da narrativa de Caim até o enredo, a que temos acesso contemporaneamente. Em segundo plano, busco analisar as personagens e a maneira como o autor as constrói na narrativa, aliando as análises com a perspectiva histórica do período em que se publica Demian.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.