Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TiagoDeAlmeidaDiniz_tcc.pdf759,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação e estudo de casos : um estudo de caso
Autor(es): Diniz, Tiago de Almeida
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Química - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Experimentação
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 26-Jan-2021
Referência: DINIZ, Tiago de Almeida. Avaliação e estudo de casos: um estudo de caso. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho relata a aplicação do procedimento avaliativo portfólio em uma perspectiva de avaliação formativa com o intuito de auxiliar a resolução de um estudo de caso no contexto de turma de segundo ano de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo de caso relata uma situação de acampamento no qual os estudantes deveriam sugerir formas de conservar alimentos usando os materiais disponíveis. Os planos de aulas foram elaborados de modo que a turma realisasse os experimentos e as análises em sala de aula por conta do contexto de EJA, em que muitos estudantes trabalhavam em turnos opostos ao turno escolar. O portfólio definido por Villas Boas (2001, p. 139) foi usado como um procedimento avaliativo cujo objetivo foi de coletar dados, uma vez que Luckesi (2011, p. 265) equipara o avaliador a um investigador quando esse usa os dados coletados para, se necessário, realizar uma “intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação.” Verificamos que o uso de portfólio se mostrou efetivo na resolução do estudo de caso e também possibilitou que os estudantes reconsiderassem seus posicionamentos quanto à resolução do estudo de caso e corrigissem seus trabalhos a partir do retorno dado pelo professor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.