Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroPauloRibeiroSilva_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Síntese em micro-ondas de híbridos chalconas-cumarinas
Autor(es): Silva, Pedro Paulo Ribeiro
Orientador(es): Silva, Wender Alves da
Assunto: Hibridação molecular
Ondas eletromagnéticas
Moléculas
Microondas
Data de apresentação: 3-Dez-2019
Data de publicação: 26-Jan-2021
Referência: SILVA, Pedro Paulo Ribeiro. Síntese em micro-ondas de híbridos chalconas-cumarinas. 2019. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A síntese de novas moléculas a partir da hibridação molecular permite que funções farmacológicas distintas sejam integradas em uma única estrutura química. Nesse trabalho, buscou-se fazer a reação entre cumarinas e aldeídos para a síntese de uma classe muito estudada e com amplo espectro de atividades biológicas, as chalconas. Primeiramente foi realizada a síntese da cumarina 3-acetil-7-dietilamino-2-H-cromen-2-ona, obtendo um rendimento de 50%. Esse composto foi então reagido com dois benzaldeídos, 4-(dimetilamino)benzaldeído e piperonal, em dois métodos diferentes, aquecimento convencional e micro-ondas. Pelo método de micro-ondas, foi possível obter o híbrido 7-(dietilamino)-3-[(2E)-3-[4-(dimetilamino)fenil]prop-2-enoil]cromen-2-ona e purificá-lo, diferentemente do aquecimento convencional, pelo qual não foi possível obter os produtos. Conclui-se, portanto, que o aquecimento por micro-ondas é mais efetivo, uma vez que esse gera aquecimento homogêneo do meio reacional, gerando melhores resultados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.