Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26432
Título: | O ensino de cinética química : uma abordagem experimental |
Autor(es): | Paiva, Mateus Freitas |
Orientador(es): | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima |
Assunto: | Cinética química Catálise Experimentos químicos Experimentação Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 11-Dez-2018 |
Data de publicação: | 26-Jan-2021 |
Referência: | PAIVA, Mateus Freitas. O ensino de cinética química: uma abordagem experimental. 2019. v, 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Considerando que a cinética química é um tema relevante para a área de físico-química e que, muitas vezes, sua discussão acontece de forma ininteligível, foi proposto nesse trabalho uma reflexão sobre alguns dos seus conceitos fundamentais através da análise crítica dos experimentos “Bomba efervescente” e “A volta do catalisador”, propostos na literatura. Dessa forma, foi discutida a influência de variáveis na rapidez das reações químicas, a definição de catalisador e o uso de reagentes poluentes. Com base em todas as estratégias empregadas foi possível concluir que as variáveis fundamentais no experimento cinético analisado foram temperatura e a quantidade de reagente e que ocorre interação considerável entre elas sendo mais razoável numa abordagem de ensino investigativo descrevê-la. Além disto, demonstrou-se qualitativamente que a afirmação da total retirada da fase ativa (catalisador) de um sistema não é verídica, e que este é sim em parte perdido no processo, verificação importante para mudança da perspectiva tradicional como estes materiais são definidos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.