Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasRijoDaSilva_tcc.pdf494,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Rijo da-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Rijo da. O uso de histórias em quadrinhos na construção de uma sequência didática. 2019. vii, 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.pt_BR
dc.description.abstractObserva-se que o ensino de ciências nas escolas, da forma como é aplicado, valoriza a exposição de conteúdo, sustentando uma imagem idealizada e distante da realidade, omitindo muito fatores envolvidos no processo de desenvolvimento do conhecimento e na ciência como uma construção social, caracterizada por inimizades, omissões, conflitos e lutas, sendo influenciada por diferentes culturas. Muitas estratégias didáticas podem ser utilizadas pelos professores no ambiente de sala de aula afim de modificar esse cenário, tais como, aulas expositivas, debates e discussões em grupo, experimentação, elaboração de projetos, jogos e simulações, dentre outras. Nesse contexto as sequências didáticas surgem como uma estratégia de ensino que pode ser utilizada como facilitadora na compreensão dos alunos. Ao trabalhar com uma perspectiva lúdica ganha-se maiores opções, uma vez que o uso de atividades lúdicas no ensino não se prende apenas a perspectiva do movimento onde o objetivo é proporcionar o prazer por meio de jogos, brinquedos ou divertimento durante sua execução, concepção esta que esteve ligada a área por muitos anos. As HQs são elementos lúdicos que estimulam a criatividade e imaginação das crianças, quando bem utilizadas dentro do contexto proposto pelo professor podendo ser consideradas uma forma de leitura que trabalha com a percepção do leitor, por mesclar a leitura de palavra com imagens, quadros e balões, que no todo compõem a linguagem dos quadrinhos. Dentro do contexto escolar, essa dinamicidade na estrutura das HQs pode ser uma alternativa para romper a formalidade no ensino, sobretudo nas áreas de ciências. O uso das HQs no ensino de química pode ser uma alternativa para trabalhar e desenvolver conceitos de química e da ciência como um todo, por meio do lúdico, utilizando as estruturas especificas dos quadrinhos fazendo o leitor exercer tanto suas habilidades interpretativas verbais, assim como as visuais. Muitas barreiras são criadas no processo de aprendizado do aluno, por ele entender que a significação desse conteúdo está acima de suas capacidades. Portanto, ao ensinar ciências é necessário contextualizar a formação dos conceitos que muitas vezes são apresentados como fórmulas prontas, de forma que o aluno possa dar significado aquilo e no caso de retrospectivas históricas que ele seja capaz de entender como se desenvolve a formação do conhecimento. Trabalhando então a ciência e todos os seus conceitos como sendo criações humanas e não divindades imutáveis, os alunos podem começar a desenvolver certa percepção quanto a esse ponto. O uso de diferentes atividades pode permitir o engajamento dos estudantes possibilitando aos estudantes uma reflexão e visualização do processo de desenvolvimento do conhecimento e da própria ciência. Ao longo da aplicação dessa sequência didática, pode-se perceber que a maior parte dos estudantes apresenta uma imagem datada da produção científica, e quando questionados a respeito do conhecimento de cientistas, a grande maioria citou Albert Einstein, que embora tenha feito contribuições de imenso valor para a física, atualmente tem sua imagem veiculada como um ser midiático, cujo o rosto estampa capas de caderno, livros entre outros materiais, assim conhece-se a imagem, mas não o cientista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuadrinhospt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.titleO uso de histórias em quadrinhos na construção de uma sequência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-26T12:06:59Z-
dc.date.available2021-01-26T12:06:59Z-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26431-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.