Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2642
Título: | Menores infratores em ambiente escolar |
Autor(es): | Stumpf, Paulo César Martins |
Orientador(es): | Costa, Arthur Trindade Maranhão |
Assunto: | Menor infrator Estatuto da Criança e do Adolescente Violência na escola Reintegração social |
Data de apresentação: | 12-Dez-2011 |
Data de publicação: | 27-Jan-2012 |
Referência: | STUMPF, Paulo César Martins. Menores infratores em ambiente escolar. 2011. 62 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho lida com o caso de menores infratores, que por imposição judicial acabam por cumprirem suas penas em escolas, cumprindo a proposição do Estatuto da Criança e do Adolescente, que busca uma proposta pedagógica, visando à reinserção social do jovem, partindo da ressignificação de valores e da reflexão interna. Ao analisar a relação desses adolescentes com o ambiente escolar percebemos a falta de estrutura dessas instituições de ensino em lidar com a ressocialização desses adolescentes, acabando por gerar um ambiente violento, que influencia de forma negativa a qualidade do ensino, despertando na sociedade o sentimento ˗ fortemente divulgado por meios de comunicação ˗ de que estes jovens são um problema sem solução, propondo-se cada vez mais a redução da maioridade penal e assim esses adolescentes parem na cadeia, como forma de prevenir futuros atos criminosos. São instituições ineficientes que não cumprem seu papel de ressocializar seus internos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto Sociologia, 2011. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons