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dc.contributor.advisorCosta, Michelli Pereira da-
dc.contributor.authorLeite, Luanna Vieira-
dc.identifier.citationLEITE, Luanna Vieira. Bibliotecas de estabelecimentos prisionais: proposta de diretrizes internacionais para o combate à exclusão social. 2016. 175 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNos países em desenvolvimento, como o Brasil, as bibliotecas se apresentam como ferramentas estratégicas no processo de inclusão social, principalmente de indivíduos privados de liberdade em cumprimento de pena. Nesse sentido, em conformidade com legislações internacional e nacional, o sistema penitenciário brasileiro tem a obrigação de implantar bibliotecas nos estabelecimentos penais do país como medida auxiliar à assistência educacional prestada aos presos. Na prática, entretanto, verifica-se que tal regra tem encontrado diversos obstáculos para seu cumprimento, conforme demonstram relatórios de inspeção ou mesmo o censo penitenciário brasileiro. Verificada a carência de critérios técnicos objetivos para o julgamento da existência ou não de biblioteca nos estabelecimentos penais, o estudo objetivou a análise de 3 diretrizes de associações bibliotecárias internacionais (IFLA, ALA, ALIA) que versam sobre bibliotecas em sistema prisional a fim de identificar os elementos e critérios exigidos por cada uma, avaliando a aplicabilidade dos mesmos no precário contexto do sistema prisional brasileiro. Assim, a partir da identificação de 18 elementos envolvidos no processo de constituição deste tipo de biblioteca, um instrumento de análise com 27 critérios adequados ao Brasil é sugerido a fim de subsidiar o trabalho de órgãos governamentais que inspecionam os estabelecimentos penais, como o Ministério Público Brasileiro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordSistema penitenciáriopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas especializadaspt_BR
dc.subject.keywordEducação e Estadopt_BR
dc.titleBibliotecas de estabelecimentos prisionais : proposta de diretrizes internacionais para o combate à exclusão socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-25T21:53:05Z-
dc.date.available2021-01-25T21:53:05Z-
dc.date.submitted2016-07-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26423-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1In developing countries like Brazil, libraries can be a strategic tool in social inclusion process, particularly of people deprived of freedom due to a prison sentence. Therefore, in accordance to international and national legislation, the Brazilian prison system is obligated to open up libraries in all prisons of the country as a way to support educational assistance to prisoners. In practice, however, it appears that such a rule has found many implementation obstacles, as it is shown in inspection reports or even in the Brazilian prison census. Once verified the lack of objective technical criteria for judging the existence of a prison library, the study aimed to analyze 3 international library association guidelines (IFLA, ALA, ALIA) that deal with libraries in prisons system in order to identify the elements and criteria required by each and then assess their applicability in the precarious context of the Brazilian prison system. Thus, based on the identification of 18 elements involved in establishing this type of library, an analytical tool with 27 criteria applicable to Brazil is suggested to support the work of government agencies on prison inspections, such as the Brazilian Public Ministry.pt_BR
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