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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJoko, Alice Tamie-
dc.contributor.authorBrum, Isabel Cristina de Almeida-
dc.identifier.citationBRUM, Isabel Cristina de Almeida. Estratégias de aprendizagem para aquisição de língua japonesa como língua estrangeira utilizadas por professores graduados. 2019. viii, 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estudo de uma língua estrangeira requer dedicação do estudante. O conteúdo transmitido em sala de aula é importante, mas não o suficiente para adquirir a competência comunicativa exigida para utilizar uma língua estrangeira com todo seu potencial. Para isso, o aprendiz deve buscar desenvolver sua autonomia para prosseguir com os estudos fora de sala, e as estratégias de aprendizagem podem ajudá-lo nessa busca de maneira eficiente. Rebecca Oxford (1990) propôs sua a classificação para as estratégias de aprendizagem, e é a utilizada neste trabalho. As estratégias Diretas, de trabalho mental e utilização do conteúdo da língua alvo, se subdividem em Memória, Cognitivas e de Compensação, enquanto as Indiretas, de autoavaliação e organização dos estudos em Metacognitivas, Afetivas e Sociais. No presente trabalho foi feita uma pesquisa com professores de língua japonesa para saber como eles utilizam estas estratégias de aprendizagem para se manter atualizados com relação à língua que lecionam. Acreditamos que este trabalho pode abrir o leque de opções para que os alunos se sintam motivados a buscar ou criar a melhor forma de estudar fora de sala de aula e complementar os estudos. Assim, estudantes de língua japonesa, principalmente da graduação de Letras – Licenciatura em Língua Japonesa, podem conhecer as estratégias e aplicá-las da forma mais conveniente em seus estudos além da sala de aula. O questionário Strategy Inventory for Language Learning - SILL 7.0 do livro Language Learning Strategies - What Every Teacher Should Know, de Rebecca Oxford (1990) para estudantes de língua inglesa foi adaptado para se adequar a esta pesquisa e enviado para professores via e-mail. O total de respostas foi seis, e todos utilizam todas as estratégias em seus estudos em diferentes medidas. A estratégia de aprendizagem utilizada com mais frequência baseado nas respostas é a Cognitiva, seguida da Metacognitiva e a de Memória, enquanto as menos utilizadas são a Afetiva e a Social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProfessores - capacitaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem para aquisição de língua japonesa como língua estrangeira utilizadas por professores graduadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-25T19:32:37Z-
dc.date.available2021-01-25T19:32:37Z-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26420-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Studying a foreign language requires student dedication. The content transmitted in the classroom is important, but not enough to acquire the communicative competence required to use a foreign language with all its potential. To do this, learners must seek to develop their autonomy to pursue the studies outside the classroom, and language learning strategies can help them in this quest efficiently. Rebecca Oxford (1990) proposed a classification for learning strategies, and it is used in this work. The direct strategies, about mental work and use of the target language content, are subdivided into Memory, Cognitive and Compensation, while indirect strategies, about self-evaluation and organization of studies are subdivided in Metacognitive, Affective and Social. In the present work a research was done with teachers of Japanese language to know how they use these learning strategies to keep abreast with the language they teach. We believe that this work can open the range of options, so students feel motivated to investigate or create the best way to study outside the classroom and to complement the studies. Thus, Japanese language students, especially undergraduate students in Japanese Language for teaching, can learn strategies and apply them in the most convenient way in their studies beyond classroom. The Strategy Inventory for Language Learning (SILL 7.0) questionnaire from Rebecca Oxford (1990) for English language learners was adapted to suit this research and sent to teachers via e-mail. The total responses were six, and all of them use every strategies in their studies in different measures. The most frequently used learning strategy based on answers is Cognitive, followed by Metacognitive and Memory, while the least used are Affective and Social.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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