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Título: Aspecto motivacional dos alunos de língua japonesa : estudo de turmas básico e intermediário de uma escola de idiomas
Autor(es): Alvarenga, Antonio Carlos
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Motivação (Psicologia)
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 25-Jan-2021
Referência: ALVARENGA, Antonio Carlos. Aspecto motivacional dos alunos de língua japonesa: estudo de turmas básico e intermediário de uma escola de idiomas. 2019. [12], 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O número de pesquisas sobre a motivação no âmbito do aprendizado de língua estrangeira tem aumentado, mas estudos específicos voltados para motivação no aprendizado de língua japonesa ainda são muito escassos. Nessa perspectiva este trabalho procura identificar os aspectos motivacionais dos alunos das turmas de nível básico e intermediário de uma escola de idiomas do Distrito Federal, sob os conceitos da Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1985) e, ainda, os conceitos motivações intrínseca e extrínseca de Martinelli (2007) e de Moretti (2010) e as modalidades auto reguladoras da motivação extrínseca, são as teorias que sustentam e embasam esta pesquisa. Para este estudo focamos nos aspectos favoráveis para o aprendizado de língua japonesa. Como instrumento de pesquisa utilizou-se questionário misto, com questões fechadas e abertas de escala Likert e notas de campo através de observações em sala de aula. As coletas de dados realizadas durante a observação possibilitaram a elaboração das análises de dados sob a luz das perspectivas da Teoria da Autodeterminação. Como aspectos favoráveis para o ensino/aprendizagem identificou-se a busca por aprender novos conteúdos relacionados a língua e cultura japonesa. Os resultados obtidos através de aplicações de questionário, observação e de pesquisa de campo mostraram que, realmente as duas turmas apresentam motivação intrínseca. Infere-se que uma vez que os alunos com um maior nível de correspondência a esse aspecto motivacional focam no interesse/auto satisfação pela aprendizagem em si, sendo assim, um comportamento autorregulado e autodeterminado, contribuindo para um melhor desempenho no ensino/aprendizagem de língua japonesa.
Abstract: The number of researches on motivation in the field of foreign language learning has increased, but specific studies focused on motivation in Japanese language learning are still very scarce. In this perspective, this work tries to identify the motivational aspects of the students of the basic and intermediate level classes of a language school of the Federal District, under the concepts of Deci and Ryan's Theory of Selfdetermination (1985) and the concepts intrinsic and and the self-regulating modalities of extrinsic motivation, are the theories that underpin and support this research. For this study we focus on the aspects favorable to Japanese language learning. As a research instrument, a mixed questionnaire was used, with closed and open questions of Likert scale and field notes through observations in the classroom. The data collections made during the observation allowed the elaboration of the data analyzes in the light of the perspectives of the Theory of Selfdetermination. As favorable aspects for teaching / learning, the search for learning new contents related to Japanese language and culture was identified. The results obtained through applications of questionnaire, observation and field research showed that, in fact, the two classes present intrinsic motivation. It is inferred that since the students with a higher level of correspondence to this motivational aspect focus on the interest / self satisfaction for the learning itself, thus being a selfregulated and self-determined behavior, contributing to a better performance in language teaching / learning Japanese.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
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Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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